SJES: Vice-diretora da Justiça Federal capixaba é designada pelo CNJ para comitê nacional da Conciliação*

Publicado em 15/03/2016

A vice-diretora do foro da Justiça Federal do Espírito Santo, juíza federal Cristiane Conde Chmatalik, foi designada pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ricardo Lewandowski, para compor o Comitê Gestor da Conciliação nacional. Instituído pelo CNJ no último dia 3, pela Portaria nº 24, o comitê ficará encarregado da organização e execução de medidas para a continuidade do movimento pela Conciliação no país.

Titular do 2º Juizado Especial Federal de Vitória, Cristiane Chmatalik atua fortemente nos movimentos pela conciliação não só na Seccional capixaba como no Tribunal Regional Federal da 2ª Região, que tem sede no Rio de Janeiro e abrange as Seções Judiciárias do Rio e do ES.

A magistrada foi precursora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cescon), inaugurado na sede da Justiça Federal capixaba em junho de 2011, na gestão do juiz federal e atual conselheiro do CNJ Fernando Cesar Baptista de Mattos na direção do foro, que também é membro do comitê instituído pelo Conselho. Coordenou as atividades do Cescon até fevereiro de 2014, quando foi convocada pelo TRF2 para prestar auxílio ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos daquele tribunal.

Em abril de 2014, a juíza deu mais um passo importante em prol da conciliação na Justiça Federal capixaba, ajudando a implantar em Vitória um projeto-piloto de conciliação pré-processual, ou seja, promovendo a solução de conflitos antes que se tornem processos judiciais.

O projeto tornou-se permanente a partir de janeiro deste ano, por meio de Portaria editada pelo atual diretor do foro, juiz federal José Eduardo do Nascimento. Com a portaria, as audiências pré-processuais foram também ampliadas para as varas federais do interior, que realizarão as negociações por videoconferência.

*Com informações do Núcleo de Comunicação Social e Relações Públicas da JFES

Compartilhar: