TJRJ sediará Congresso Internacional sobre Inovação e Mediação*

Publicado em 22/02/2018

Evento acontecerá nos dias 7 e 8 de março, com a participação do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Milton Fernandes de Souza, e ministros do Superior Tribunal de Justiça

 

O Fórum Nacional de Mediação e Conciliação — Fonamec, foi instituído em 12 de dezembro de 2014, durante o Encontro Nacional dos Núcleos de Conciliação realizado pelo CNJ, com o objetivo de promover discussões e levantar boas práticas para aprimorar os métodos consensuais de solução de conflitos por meio do intercâmbio de experiências. Nesse ano, por ocasião de sua 6ª edição, será realizado no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro o Congresso Internacional – Inovação e Mediação, tendo como principais eixos de discussão: ODR Online Dispute Resolution, Inteligência Artificial, Desenho de Sistemas de Disputas DSD, Dispute Boards e Compliance.

O Congresso será aberto oficialmente no dia 7 de março, às 9h30, e promoverá, em dois dias, debates entre membros do Poder Judiciário brasileiro e autoridades acadêmicas nacionais e internacionais, de forma a criar um ambiente propício à discussão e ao fortalecimento da legislação e das práticas de resolução alternativas de conflitos. Todo o evento será transmitido em tempo real, via YouTube, e as participações internacionais contarão com tradução simultânea.

Participam da cerimônia de abertura o presidente do TJRJ, des. Milton Fernandes de Souza; o corregedor do TJRJ, des. Claudio de Mello Tavares; o presidente da Emerj, des. Ricardo Rodrigues Cardozo; o presidente do Fonamec, des. Cesar Cury; o ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, do STJ; e a desembargadora Daldice Santana, Conselheira do CNJ.

O Congresso também contará com palestras de Clóvis de Barros Filho, Ligia Zotini Mazurkiewicz, Colin Rule, Murray Armes, Ana Carrascosa e os ministros Luis Felipe Salomão e João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça.

O evento é gratuito e acontecerá no Auditório Antonio Carlos Amorim, na Rua Dom Manoel, s/n, 4º andar, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, RJ.

Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ aos estudantes de Direito participantes.

Inscrições: www.emerj.tjrj.jus.br

*Fonte: TJRJ

Compartilhar: