TRF2: Caixa Econômica Federal participa do Programa Interfaces Cidadãs

Publicado em 06/07/2021

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) realizou na segunda-feira, 5 de julho, mais um encontro do Programa Interfaces Cidadãs, iniciativa desenvolvida pelo Centro de Atendimento Itinerante da Justiça Federal (CAIJF), órgão que integra a estrutura do Núcleo Permanente de Solução de Conflitos (NPSC2).

Dessa vez, a palestra foi conduzida por Carla Amorim, advogada do departamento jurídico da Caixa Econômica Federal, que discorreu sobre a função da instituição como agente de políticas públicas do governo federal. Ela também falou sobre os serviços, benefícios e programas sociais do banco.

A íntegra do áudio das palestras realizadas por videoconferência estará disponível em: https://anchor.fm/justica-itinerante-trf2 ou poderá ser acessada pela página do CAIJF.

O Programa Interfaces Cidadãs surgiu de uma parceria do CAIJF – supervisionado pelo juiz federal e doutor em sociologia Vladimir Vitovsky, titular da 9ª Vara de Execução Fiscal do Rio de Janeiro – com as Secretarias de Assistência Social de 10 municípios da Baixada Fluminense. O foco das ações vem se concentrando na qualificação de servidores, em sua grande maioria assistentes sociais e psicólogos que atuam na área da atenção primária dos municípios e lidam diretamente com diversas demandas de competência federal.

Nessa primeira fase do projeto, serão realizados oito encontros pela manhã, das 9 às 11 horas, e oito à tarde, das 14 às 16, com intervalos quinzenais, sempre às segundas-feiras.

Caixa

Durante sua exposição, a advogada, que também é mestre em Sociologia, abordou tópicos recorrentes no dia a dia dos servidores (assistentes sociais e psicólogos), que, em sua quase totalidade, atuam em CRAS e CREAS, e se deteve nas questões relacionadas aos benefícios do trabalhador – FGTS, PIS, Seguro Desemprego e Abono Salarial – esclarecendo também dúvidas sobre o programa Casa Verde e Amarela, FIES, Bolsa Família, dentre outros temas.

Por fim, Carla Amorim ressaltou a importância dos canais de comunicação da Caixa e acessou o site da instituição durante a palestra para demonstrar as formas de busca de informações sobre programas e serviços da Caixa e de acesso à Ouvidoria institucional.

 

Palestrante Carla Amorim, em destaque, com participantes do Interfaces Cidadãs

 

Podcasts

Os conteúdos abordados nos encontros do Interfaces Cidadãs têm sido disponibilizados, sempre na semana posterior ao encontro, em podcasts. Confira os links de acesso: https://anchor.fm/justica-itinerante-trf2 ou página do CAIJF.

Compartilhar: