TRF2: Centro de Atendimento Itinerante da Justiça Federal participa da abertura do programa “Falando Direito”

Publicado em 11/11/2019

Transformar pessoas para a vida livre e fraterna. Esse é o tema do Programa “Falando Direito”, que vem sendo promovido desde 2016 pelo Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF). O Programa, que se configura como uma ação educacional em Direitos para a Cidadania destinada a jovens da rede publica de ensino, teve mais um de seus módulos da versão carioca iniciado no dia 17 de outubro, na sede da OAB-Rio, no centro do Rio. A aula inaugural foi ministrada pelo juiz federal Vladimir Vitovsky, titular da 9ª Vara Federal de Execução Fiscal Fluminense e supervisor do Centro de Atendimento Itinerante da Justiça Federal da 2ª Região (CAIJF).

O “Falando Direito” carioca é coordenado pela advogada Valéria Kiffer e conta com a parceria da OAB-Rio e o apoio do CAIJF. O módulo inaugurado no último dia 17 contou com a participação de 36 alunos de nível médio do Colegio Pedro II, dos Câmpus das unidades Engenho Novo e Centro/RJ.

Na abertura, quando estiveram presentes as diretoras dos dois Câmpus, respectivamente, as professoras Carolina Medeiros e Mirna de Almeida Quesado, Vladimir Vitovsky falou da importância da Justiça na construção da cidadania. Na ocasião, o magistrado afirmou que “a Justiça existe para solucionar as mais variadas controvérsias que se estabelecem na vida em grupo e para isso é preciso que todos saibam distinguir os princípios básicos da prestação jurisdicional, a fim de encaminharem corretamente suas demandas aos múltiplos órgãos que integram o Poder Judiciário brasileiro”.

 

Juiz federal Vladimir Vitovsky palestra para alunos da rede publica de ensino

 

Em seguida, antes de discorrer acerca de como é composto o Sistema Judiciário nacional (com órgãos que funcionam no âmbito da União, dos estados e do Distrito Federal), Vitovsky exibiu para os estudantes um vídeo com um trecho do seriado Chaves onde os personagens simulam um julgamento. E para ilustrar a função e as atividades jurisdicionais da Justiça Federal apresentou o caso de uma denúncia de roubo aos Correios que motivou um processo criminal.

Segundo a coordenadora, Valeria Kiffer, o módulo iniciado em outubro do “Falando Direito” terá encerramento em 2 de dezembro, quando está prevista a participação do ministro Reynaldo Soares da Fonseca do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Compartilhar: