TRF2 concluiu na sexta-feira, 13/4, Curso de Formação Inicial de magistrados empossados em 2017

Publicado em 13/04/2018

Após cumprirem uma maratona de 480 horas-aula, divididas em 16 módulos, os 24 juízes federais substitutos aprovados no 16º concurso para o cargo realizado pela 2ª Região concluíram o Curso de Formação Inicial. A primeira atividade do extenso programa teve início em dezembro de 2017. O encerramento foi marcado por uma rápida solenidade realizada na capital fluminense na sexta-feira, 13 de abril, com a presença do presidente do TRF2, desembargador federal André Fontes.

Também compuseram a mesa o presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), desembargador Eladio Lecey, o diretor da Seção Judiciária do Rio de Janeiro (SJRJ), juiz federal Osair Victor de Oliveira Junior, e os coordenadores acadêmicos do Curso de Formação Inicial da 2ª Região, juízes federais Márcia Maria Nunes de Barros e Vladimir Vitovsky.

 

A partir da esquerda: Osair Victor, Márcia Nunes, André Fontes, Eladio Lecey e Vladimir Vitovsky

 

Prestigiaram, ainda, o evento o diretor de comunicação da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) Paulo André Espirito Santo Bonfadini, o juiz federal José Arthur Diniz Borges, atualmente convocado em auxílio à Presidência do TRF2, a diretora-geral da SJRJ, Luciene da Cunha Dau Miguel, e o servidor da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (Emarf), Pedro Mailton de Figueiredo Lima. A Emarf é a responsável pela programação e realização do Curso de Formação Inicial.

“As senhoras e os senhores iniciam suas atividades judicantes em um tribunal complexo, rico em talentos e no qual abundam entendimentos nem sempre convergentes acerca das diversas matérias que são submetidas ao exame jurisdicional. Diante disso, é fundamental que Vossas Excelências decidam sempre consultando, primeiramente, suas próprias consciências e corações. Jamais abram mão de julgar consoante suas convicções e nunca cedam a pressões de qualquer tipo”, aconselhou André Fontes aos novos colegas de toga, na abertura da reunião.

Em sua fala, ele parabenizou os formandos pela conclusão dessa primeira etapa na carreira e lembrou um dos objetivos do curso: “As senhoras e os senhores vão pôr à prova agora, na prática, o que lhes foi transmitido nas aulas. Aqui tiveram a oportunidade, sobretudo, de obter informações importantes acerca dos procedimentos, do modo de fazer jurisdição na 2ª Região”, disse.

Em seguida, fez uso da palavra o desembargador Eladio Lecey, que afirmou sua convicção sobre a qualidade dos novos magistrados: “Pela grata oportunidade de convivência que tivemos, posso assegurar que estou diante de uma turma que se distingue pelo comprometimento com o serviço ao cidadão e pelo rigor ético”. Ele também se declarou “muito feliz por esses novos valores que o Judiciário Federal está incorporando em seus quadros” e, ainda, reservou palavras de elogio à Administração do TRF2 e à coordenação acadêmica do curso: “É uma grande alegria vê-los liderados, como são, de forma firme, carinhosa e acolhedora”, concluiu.

As aulas do Curso de Formação Inicial (credenciado pela Enfam) incluíram uma rotina diária de aulas, que se estendiam das 9 às 18 horas. Nesta edição, pela primeira vez o Módulo Nacional – coordenado pelo desembargador Eladio Lecey – foi realizado localmente. Nas edições anteriores, essa fase era conduzida em Brasília. Os juízes federais substitutos do 16º concurso público realizado pela 2ª região tomaram posse em dezembro de 2017.

 

Juízes federais substitutos aprovados no 16º concurso para o cargo realizado pela 2ª Região concluíram o Curso de Formação Inicial
Compartilhe