TRF2 conquista quarta posição, dentre 92 tribunais, no ranking de sustentabilidade

Publicado em 09/07/2019

O Tribunal Regional Federal – 2ª Região (TRF2) acaba de conquistar a classificação de “Aprimorado” em gestão de recursos com impacto socioambiental, segundo estudo promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A informação foi divulgada no “VI Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário”, realizado em junho, na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.

No encontro, foi divulgado o ranking de 92 tribunais brasileiros que figuraram no “3º Balanço Socioambiental do Poder Judiciário”, cumprindo diretriz estabelecida pelo CNJ. No relatório, o TRF2 ocupa o quarto lugar da lista, que conta com dezesseis itens de avaliação, incluindo consumo de energia elétrica e de água, destinação de resíduos, gastos com telefonia, limpeza e reformas e qualidade de vida no trabalho. Dentre os TRFs, a Corte sediada no Rio de Janeiro está em segundo lugar, atrás apenas do TRF4, do Rio Grande do Sul.

A Resolução CNJ nº 201/2015 dispõe sobre a criação e competências das unidades ou núcleos socioambientais nos órgãos e conselhos do Poder Judiciário e a implantação do respectivo Plano de Logística Sustentável (PLS-PJ). A partir da publicação dessa Resolução, os tribunais passaram a acompanhar e informar ao CNJ o consumo e o gasto de alguns materiais e serviços comuns a todos.

A gestão sustentável, no âmbito do TRF2, foi inaugurada em 2002, com um programa de coleta seletiva que tornou-se referência para outras instituições públicas sediadas na capital fluminense. Em fevereiro de 2009, o TRF2 criou a Seção de Gestão Socioambiental (Segesa, sucedida pela Cogesa), unidade administrativa responsável por propor políticas e promover ações de sustentabilidade, dando continuidade àquele trabalho iniciado por um pequeno grupo de servidores.

Dentre as realizações do Tribunal nessa área, estão a manutenção do programa de coleta seletiva, a elaboração e aprovação do Plano de Logística Sustentável – PLSTRF2 e do Programa de Gerenciamento de Resíduos – PGRS.

 

VI Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário – Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil
Compartilhar: