TRF2 e CCJF realizam exposição “Rio Branco, 241 – Justiça e Cultura”

Publicado em 04/06/2019

Será inaugurada amanhã, 5/6, a exposição “Rio Branco, 241 – Justiça e Cultura”. O objetivo é fazer uma retrospectiva da ocupação do prédio que abrigou o Supremo Tribunal Federal (STF) de 1909 até a transferência para Brasília, em 1960, com destaque para a trajetória de altos e baixos da 1ª Instância da Justiça Federal no Estado do Rio de Janeiro: instituída pela primeira Constituição da República, no final do século XIX, a Justiça Federal foi extinta por Getúlio Vargas, em 1937, e recriada na década de 1960.

A inauguração da exposição está inserida na programação da 3ª Semana Nacional de Arquivos, que ocorrerá entre os dias 4 e 7 de junho na sede do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF). A organização da 3ª Semana Nacional de Arquivos ficará a cargo do Arquivo Nacional (AN) e da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). Já o CCJF, em sua missão de aproximar a Justiça da sociedade, participa do evento coordenando palestras e oficinas.

Com o intuito de debater e compartilhar reflexões sobre a relação entre arquivos e cidadania e sobre a relevância da gestão dos arquivos para a promoção da transparência e da memória, o evento está em harmonia com a declaração da XIX Conferência Ibero-americana de Ministros e Ministras de Cultura, que estabeleceu o ano de 2019 como o Ano Ibero-Americano dos Arquivos para a transparência e a memória.

Confira a programação da 3ª Semana Nacional de Arquivos.

Para mais informações, acesse o sítio do CCJF.

Compartilhar: