TRF2: Magistrados iniciam unidade III do curso de Formação de Formadores Sistematizada da Emarf

Publicado em 01/10/2018

O curso  “Formação de Formadores – Formação de Formadores Sistematizada para Desembargadores” é promovido pela Emarf – cuja direção geral está a cargo do desembargador federal Luiz Paulo da Silva Araújo Filho – e conta com a coordenação acadêmica dos juízes federais Fernanda Duarte, Jane Reis, Márcia Nunes e Vladimir Vitovsky. Na unidade III, serão abordadas as dificuldades dos métodos ativos e terá como avaliação a elaboração do esboço para o plano de curso final.

A unidade III conta com a participação de Erivelton Lima (Grupo de Estudos e Pesquisas Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico –GEPE), professor Luis Fernando Santos (Secretaria de Estado e de Educação do Distrito Federal) e professor Fernando Alves (Universidade de Brasília-UNB). A coordenação fica a cargo do desembargador federal Guilherme Couto.

 

O curso tem como objetivos: desenvolver a atividade docente  voltada para a formação de magistrados; conhecer e aplicar na ação docente os fundamentos didáticos pedagógicos básicos expressos nas diretrizes pedagógicas da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – Enfam; identificar os elementos que integram as ações educativas e a prática de ensino; planejar as ações educativas e de aula com vistas ao desenvolvimento de competências, estruturando articuladamente os seus diferentes elementos e avaliar o trabalho docente a partir dos princípios pedagógicos da Enfam.

O “Curso de Formação de Formadores – Formação de Formadores Sistematizada” é relevante para difundir práticas, possibilidades e perspectivas de formação de formadores, bem como discutir o papel das comissões temáticas na Emarf, debater a proposta de Resoluções e Portarias para regulamentar os cursos de formação, os instrumentos de avaliação, os saberes e as competências dos magistrados, além da utilização dos métodos ativos nos cursos de formação.

                                                                                                Vladimir Vitovsky

 

 

 

Compartilhar: