TRF2 promove evento online sobre mudanças climáticas no dia 23/11

Publicado em 19/11/2021

Algumas consequências do aquecimento do planeta já podem ser sentidas em diversas partes do mundo, como as ondas de calores mais intensas, o derretimento de calotas polares e a elevação do nível do mar. Em alguns casos, tudo isso pode parecer que está bem longe de nós, mas não é bem assim. As mudanças climáticas, enquanto fenômeno global, irão impactar todo o planeta, inclusive as nossas vidas.

Os impactos já podem ser notados e os governos estão sentindo o peso de suas responsabilidades. Desde a primeira Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COPs), em 2006, até a 26º edição, neste mês de novembro de 2021, os países membros vêm assumindo paulatinamente compromissos de diminuir suas emissões de gases de efeito estufa. Mas, e nós, cidadãos? Qual o nosso papel? Qual a nossa responsabilidade?

Mudanças Climáticas: o que eu tenho com isso?

Para discutir esse tema, o TRF2 convidou o economista e ambientalista Sérgio Besserman Vianna, consultor sênior da iniciativa Centro Brasil no Clima, para ministrar a palestra “Mudanças Climáticas: o que eu tenho com isso?” no dia 23/11, às 17h, com transmissão pelo canal do TRF2, no Youtube.

O evento tem como objetivo sensibilizar os participantes sobre os impactos das mudanças climáticas em nossas vidas e o que podemos fazer para minimizar seus efeitos. Nele, serão discutidos temas, como: aquecimento global e suas consequências, alinhamento da temática com o PLS TRF2 2022-2026, integração da Agenda 2030, entre outros.

Venha participar desta conversa e entender o que você tem a ver com as mudanças climáticas!

Sobre o palestrante Sérgio Besserman:

Professor do Departamento de Economia da PUC-RJ – desde 1982 – é Coordenador Estratégico do Climate Reality Project seção Brasil e Curador de Clima e sustentabilidade do Museu do Amanhã. O economista e ecologista carioca estuda as consequências econômicas e sociais da mudança climática global desde 1992, tendo participado do Executive Program On Climate Change & Development, no Harvard Institute for International Development, da Harvard University. É membro do Conselho Diretor ou Consultivo de diversas organizações não governamentais como o WWF, a CI, a Fundação Roberto Marinho, Conselho da Cidade do Rio de Janeiro, Instituto Humanize, Fórum Permanente de Gestão Pública Sustentável da EMERJ, Conselho Consultivo do Censo Demográfico do IBGE, Conselho curador da Casa Firjan, presidência do Conselho da SDSN Brasil. É membro do Conselho Cientifico do movimento editorial das organizações Globo – Um só Planeta. Ingressou nos quadros do BNDES ao obter o Premio BNDES para dissertações de mestrado em 1987 e lá fez carreira de executivo, tendo exercido a Diretoria de Planejamento entre 1996 e 1999. Foi presidente do IBGE 1999/2003 e do Instituto Pereira Passos 2005/2008. Foi Presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável e do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro de 2008 à 2016. Em 2010, foi designado pelo Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para presidir o Grupo de Trabalho da cidade para a Rio + 20 e em 2014, para o assessoramento do Prefeito no exercício da Presidência do C40. Foi presidente do Instituto de pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro de 2016 à 2020. Prêmio 2013 Jornalista & Cia/ HSBC na categoria Especial de Personalidade do Ano em Sustentabilidade . Prêmio “Faz a Diferença” das Organizações Globo em 2013 na categoria revista Amanhã.

Compartilhar: