TRF2 realiza encontro com autoridades de segurança do Rio de Janeiro

Publicado em 18/12/2018

O Tribunal Regional Federal (TRF2) realizou na terça-feira, 18 de dezembro, reunião com  autoridades civis e militares, atuantes na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro. Elas foram recebidas no Salão Nobre da Corte pelo presidente, desembargador federal André Fontes, e pelo seu sucessor, desembargador federal Reis Friede, que, eleito por unanimidade pelo Plenário do Tribunal,  será empossado no cargo em abril, assumindo a gestão no biênio 2019/2021.

O encontro  foi prestigiado, dentre outras autoridades, pelo diretor da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, juiz federal Osair Victor de Oliveira Junior, pelo comandante-geral da Polícia Militar (PM), coronel Luís Cláudio Laviano, pelo chefe da Polícia Civil, delegado Rivaldo Barbosa, pelo superintendente da Polícia Federal (PF), delegado Ricardo Saadi, pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros Militares, coronel Roberto Robaney, pelo comandante do 5º Batalhão da PM (Zona Portuária carioca), tenente coronel André Luis Caetano, pelo titular da Delegacia de Controle de Armas e Produtos Químicos da PF, delegado José Carlos Veloso, pelo diretor da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática, delegado Pablo Sartori, pelo delegado da PF Marcelo Bertolucci, e pelo chefe da Assessoria de Inteligência da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, inspetor Marcelo Martins, que representou, na ocasião, a comandante da instituição, inspetora Tatiana Mendes.

O presidente André Fontes abriu o encontro destacando que seu objetivo é promover a troca de ideias e o estreitamento das relações institucionais entre a Justiça Federal e os órgãos que presta o essencial serviço de segurança à população. Ele observou que a ampliação da comunicação entre o Judiciário e o Executivo é fundamental para o enfrentamento dos desafios que se apresentam ao Estado do Rio de Janeiro: “Temos a responsabilidade comum de ouvir e atender as demandas da nossa sociedade”, conclamou.

Para o desembargador federal Reis Friede a iniciativa do TRF2 representa o aprofundamento de uma parceria que já é sólida: “Asseguro que, na nossa gestão, manteremos o mesmo padrão de intercâmbio interinstitucional fomentado pelo desembargador André Fontes. Nós entendemos que o sistema de Justiça Federal se estabelece sobre uma base tríplice, da qual os órgãos de Polícia são constituintes, juntamente com o Judiciário e o Ministério Público”, afirmou.

Compartilhar: