TRF2 realiza projeto “Capacitação para a Cidadania” com auxiliares de serviços gerais contratados

Publicado em 21/11/2018

O Centro de Atendimento Itinerante da Justiça Federal (CAIJF) do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) realizou mais uma edição do projeto “Justiça Federal: Capacitação para a Cidadania”.  O primeiro evento do projeto ocorreu em 2016. Desta vez, a atividade foi realizada com cerca de quarenta auxiliares de serviços gerais da empresa contratada para atender a Seção Judiciária do Rio de Janeiro (SJRJ).

O encontro, realizado na quarta-feira, 14 de novembro, durou duas horas e contou com a apresentação do servidor Luiz Henrique Costa, do Núcleo de Comunicação Social da SJRJ, que conversou com os trabalhadores terceirizados sobre direitos previdenciários. A apresentação teve lugar no auditório do Fórum Federal Marilena Franco, no Centro do Rio de Janeiro e também foi prestigiada por representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O grupo de visitantes da Fiocruz, formado por assistentes sociais, uma enfermeira, uma fisioterapeuta e uma articuladora comunitária e promotora da saúde, foi recebido pelo coordenador do CAIJF, juiz federal Vladimir Vitovsky. O magistrado os guiou para conhecer o setor de Primeiro Atendimento dos Juizados Especiais Federais e a Central de Perícias do Fórum.

O CAIJF integra o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos da 2ª Região. Entre os objetivos do órgão destaca-se “a promoção, junto a comunidades hipossuficientes, de atividades pedagógicas voltadas à informação sobre direitos e desenvolvimento da cidadania plena, dentro da esfera de competência da Justiça Federal”. O Centro também visa à formação de redes e agentes multiplicadores, além do estímulo ao desenvolvimento de práticas autocompositivas e preventivas de litígios.

Para a próxima segunda-feira, 26 de novembro, às 14h40, está agendada uma nova palestra do projeto “Justiça Federal: Capacitação para a Cidadania”, dessa vez com o pessoal de serviços gerais que atua na sede do TRF2 (Rua Acre, 80). E na terça, 27, às 15h30, o trabalho se repetirá no auditório do prédio da SJRJ localizado na Avenida Rio Branco, 243, Cinelândia. Na ocasião, o diálogo envolverá também os funcionários contratados que auxiliam o Centro Cultural Justiça Federal e a sede administrativa da SJRJ, instalada na Avenida Almirante Barroso, 78.

Vladimir Vitovsky guiou a visita da equipe da Fiocruz

 

 

Compartilhar: