TRF2 sedia o simpósio “O Cerimonial e os seus desafios para o século XXI”

Publicado em 27/11/2019

Na tarde desta quarta-feira (dia 27/11), o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), em parceria com o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) e o Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado Estado do Rio de Janeiro (Sisejufe), promoveu a abertura do simpósio “O Cerimonial e os seus desafios para o século XXI”. O evento se estende até o dia 29 de novembro.

O desembargador federal e diretor da Coordenadoria dos JEFs do Rio de Janeiro e do Espírito Santo (Cojef), Alcides Martins, conduziu a abertura do simpósio no Auditório do TRF2. Também compôs a mesa de abertura o assessor de Relações Institucionais e Cerimonial da Corte, Alfredo Bottino; o secretário geral do Conselho Regional de Relações Públicas (Conrerp), Manoel Marcondes; o professor das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), Cláudio Cotrim; e a professora do curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), Rutelena Simas.

 

A partir da esquerda: Rutelena Simas, Alfredo Bottino, Alcides Martins, Manoel Marcondes, e Cláudio Cotrim

 

A proposta do evento é integrar os cerimonialistas das instituições públicas e privadas, proporcionando troca de experiências e conhecimentos técnicos adequados às suas necessidades.

Em sua fala, Alcides Martins ressaltou a importância do tema no tocante ao cumprimento das regras inerentes às solenidades nacionais e internacionais. “O papel do cerimonial tem extrema relevância em razão de facilitar o relacionamento entre as instituições”, completou ele. O magistrado afirmou, ainda, que o evento se configura como uma valiosa oportunidade de estudos e aprimoramento, garantindo aos profissionais da área debate acerca de planos e estratégias na preparação de eventos institucionais.

Na sequência, Alfredo Bottino destacou a função histórica do cerimonial na construção das relações institucionais. Ademais, ele fez um agradecimento aos presentes por ter atendido ao convite e desejou a todos um melhor proveito das palestras e debates com especialistas da área.

Após, teve início a palestra “Ética e Transparência: Cerimonial como conduta ética – menos Marketing e mais Comunicação Institucional” proferida por Manoel Marcondes. Em seguida, Cláudio Cotrim e Rutelena Simas ministraram, respectivamente, as palestras “A importância do Cerimonial nas Atividades de Relações Institucionais” e “A Organização do Cerimonial nos eventos”.

 

Confira a programação dos demais dias de evento:

Dia 28/11 – Auditório do CCJF

  • “Cerimonial Militar” – coronel Robson da Silva Fontes (Adjunto da Subseção de Cerimonial do Comando Militar do Leste – CML);
  • “A visão do Mestre de Cerimônia” – Adriana Noviz (chefe do Cerimonial do Governo do Rio de Janeiro);
  • “A Relevância do Planejamento na Produção de Eventos” – Pedro Oishi (coordenador de Gestão Estratégica do TRF2).

Dia 29/11 – Auditório do TRF2

  • “Cerimonial à mesa – A Arte de Receber” – Anna Rosa de Almeida Precht (professora de Etiqueta Social e Empresarial);
  • “Cerimonial Eclesiástico” – Padre José Edilson (professor convidado para cursos e palestras sobre Direito Matrimonial e Penal Canônico – Mitra Diocesana);
  • “Cerimonial Empresarial” – Lício Araújo (consultor de Comunicação Empresarial da Associação Comercial do Rio de Janeiro);
  • “Precedência no Cerimonial” – Sônia Cristina N. de Souza (membro do Comitê Nacional do Cerimonial Público – CNCP).

 

Mais informações

Simpósio: O Cerimonial e os seus desafios para o século XXI
Período: de 27 a 29 de novembro de 2019
Local: Auditório do TRF2 (Rua Acre, 80, 3º andar – Centro) e Auditório do CCJF (Av. Rio Branco, 241 – Centro)
Horário: das 13h às 18h
Público-alvo: Assessores, Cerimonialistas, Produtores, Organizadores de Eventos e profissionais do Mercado de Eventos, de Instituições Públicas e Privadas do Rio de Janeiro e servidores da Justiça Federal da 2ª Região e alunos de faculdades de Relações Públicas e demais habilitações de Comunicação Social.

Obs.: Para garantir o certificado, o participante precisará ter 75% de presença.

Confira a programação na íntegra.

Compartilhar: