TRF2: Sistema Monitoraprev vence categoria do V Prêmio Ajufe Boas Práticas de Gestão*

Publicado em 13/10/2021

O sistema MonitoraPrev, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), ficou em primeiro lugar na categoria “Boas práticas dos magistrados na Justiça Federal” do V Prêmio Ajufe Boas Práticas de Gestão. A ferramenta digital, além de fornecer dados estatísticos, em tempo real, sobre as ações ajuizadas contra o INSS, permite conhecer, de forma inédita, a realidade social das pessoas que buscam a Justiça Federal para reclamar direitos previdenciários.

A funcionalidade está disponível desde dezembro de 2020 no portal de estatísticas da Corte (http://portaldeestatisticas.trf2.gov.br/Pages/PainelIndicadores/PainelMeta9.aspx) e foi desenvolvida por um grupo de trabalho instituído e conduzido pelo Centro Local de Inteligência e Prevenção de Demandas Repetitivas da Justiça Federal do Rio de Janeiro (CLIPDR/RJ), com o suporte da Corregedoria Regional da Justiça Federal da 2ª Região.

O objetivo do V Prêmio Ajufe Boas Práticas de Gestão 2021, com atenção especial à pandemia de Covid-19, foi prestigiar os trabalhos que apostam em transformação, criatividade e alternativas para superar as dificuldades, especialmente aquelas impostas pelo novo coronavírus, bem como prestar com excelência a jurisdição. A entrega da premiação será no V Fonage, que ocorrerá entre os dias 20 e 22 de outubro, em Brasília. Em razão da pandemia, a cerimônia de entrega será feita de modo virtual, no dia 20/10, às 19h45.

Identificar, valorizar e propagar as ações realizadas no âmbito da Justiça Federal foi o mote do V Prêmio Ajufe Boas Práticas de Gestão. Neste ano, além das categorias tradicionais do Prêmio, a premiação contou com a categoria especial “Boas práticas relacionadas à implementação de medidas para superar obstáculos decorrentes da pandemia Covid-19”, bem como o reconhecimento das práticas inovadoras individuais e institucionais.

Confira a relação completa das vencedoras e os vencedores de cada categoria concedidas neste ano pela comissão julgadora.

Artigo: “Dados e litigância, a experiência do MonitoraPrev”

As juízas federais Priscilla Pereira da Costa Corrêa e Caroline Somesom Tauk, da Seção Judiciária do Rio de Janeiro (SJRJ), publicaram artigo sobre o sistema MonitoraPrev na revista Justiça e Cidadania de outubro. O texto escrito a quatro mãos é intitulado “Dados e litigância, a experiência do MonitoraPrev” e apresenta resultados já obtidos com a ferramenta digital. O artigo pode ser lido gratuitamente no link https://editorajc.com.br/edicao/254/.

*Com informações da Ajufe

Compartilhar: