“Um Dia com o Presidente”: TRF2 recebe crianças do projeto social Lutando por Vidas

Publicado em 06/11/2018

Um grupo de cerca de quarenta crianças participantes do projeto social “Instituto Brasileiro Lutando por Vidas” (LPV) esteve na tarde da última terça-feira, 6 de novembro, conhecendo um pouco do funcionamento do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2). O projeto foi criado em 2003 pelo campeão de kick boxing Jorge Turco e tem por objetivo a inclusão social de jovens por meio do esporte. As crianças assistidas moram na Comunidade de Antares, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde tem sede o “Lutando por Vidas”.

A visita, denominada “Um Dia com o Presidente”, foi organizada em parceria entre a Presidência do TRF2 e o Centro de Atendimento Itinerante da Justiça Federal (CAIJF) da 2ª Região, coordenado pelo juiz federal Vladimir Vitovsky. A iniciativa contou com o apoio da desembargadora federal do TRF2 Leticia Mello e da Assessoria de Relações Públicas e Cerimonial (AREP) do Tribunal.

Vladimir Vitovsky recepcionou e conduziu os convidados até o Salão Nobre, onde tiveram a oportunidade de apreciar diversos quadros pintados por internos do Complexo Prisional de Bangu, também na Zona Oeste. Em seguida, todos se dirigiram ao Plenário, localizado no 3º andar, quando tiveram a oportunidade de conversar com o presidente do TRF2, desembargador federal André Fontes. O presidente enalteceu a importância do trabalho desenvolvido por Jorge Turco, que agradeceu o acolhimento e destacou a importância do projeto ao resgatar as crianças das comunidades de risco, apresentando outras perspectivas de vida.

 

Magistrados, servidores e jovens do projeto social “Lutando por Vidas” no Plenário do TRF2

 

Episódio de seriado da TV é usado para lançar debate

Em sua participação inicial, Vladimir Vitovsky levantou hipóteses de conflitos do dia a dia que podem ser submetidos à justiça. Para ilustrar, de forma lúdica, o magistrado apresentou um episódio do seriado mexicano “Chaves”, muito popular entre as crianças brasileiras. O protagonista, de bicicleta, havia atropelado o gatinho do personagem Quico. Por conta disso, o professor Girafales, outro personagem, é chamado para presidir um tribunal do júri improvisado. O veredito: inocente, por ficar provado que o acidente ocorreu porque o Chaves teve de desviar do próprio professor Girafales, que caminhava distraído, admirando uma moça bonita na rua. Com a ilustração, Vladimir Vitovsky aproveitou para pontuar, em linguagem bastante simples, diferenças conceituais entre dolo e culpa.

Em seguida, os jovens foram recepcionados no Salão Nobre pela coordenadora da Biblioteca do TRF2, Débora Cordeiro. Primeiramente, a servidora deu as boas-vindas e falou um pouco sobre as atividades e a rotina de trabalho, dando ênfase à importância da leitura para o construção do conhecimento. Em seguida, mostrou algumas publicações destinadas a pessoas com deficiência, e, em especial, o livro “A Defesa e Garantia dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”, cedido pela Defensoria Pública. Na ocasião, uma estagiária da Defensoria Pública abordou o tema “Direitos Humanos”. Por fim, as crianças também puderam ouvir uma história infantil e uma apresentação musical ao piano.

 

As crianças foram recebidas pela coordenadora da Biblioteca do TRF2, Débora Cordeiro

 

Crianças do projeto social “Lutando por Vidas”

 

Na oportunidade, o professor Jorge Turco homenageou o presidente do TRF2, com a entrega de um quadro e uma caravela em miniatura em nome do “Instituto Brasileiro Lutando por Vidas – Arte em Liberdade”. Na sequência, o tribunal ofereceu um lanche aos jovens, no Salão Nobre.

 

A partir da esquerda: Jorge Turco, André Fontes, Leticia Mello e Vladimir Vitovsky

 

Por fim, as crianças do “Instituto Brasileiro Lutando por Vidas” voltaram ao Plenário do TRF2, onde tiveram a oportunidade de participar de uma simulação de um tribunal do júri.

 

Crianças conhecem o Plenário do TRF2

 

Jovens participam de audiência simulada

 

Assista um vídeo com os melhores momentos do evento.

 

 

Compartilhar: