Visita ao centro de treinamento dos Fuzileiros Navais concluiu curso de formação de juízes federais do TRF2

Publicado em 02/03/2021

Com uma visita ao Complexo Naval da Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio de Janeiro, os oito juízes federais substitutos empossados pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) em novembro do ano passado concluíram na quinta-feira, 25 de fevereiro, o curso de formação inicial realizado pela Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (Emarf). A programação teve início no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (Ciasc), pela manhã, e prosseguiu à tarde, com uma visita à Divisão Anfíbia (DivAnf).

A visita foi conduzida pelo desembargador federal Theophilo Antonio Miguel Filho, com a participação da vice-diretora do Foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, juíza federal Marcella Brandão e dos juízes federais Vladimir Vitovsky e Paulo André Espírito Santo Bonfadini,   coordenadores do curso de formação inicial da Emarf. Na ocasião, as autoridades da Justiça Federal foram recebidas pelos vice-almirantes Jorge Armando Nery Soares (comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra – FFE) e Roberto Rossatto (comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais), e pelos contra-almirantes Pedro Luiz Gueiros Taulois (chefe do Estado Maior da FFE) e Cláudio Leite (comandante do Ciasc).

Dentre outras atividades, o roteiro da visita incluiu uma palestra apresentada aos magistrados sobre a história e a organização do Corpo de Fuzileiros Navais. Em seguida, eles conheceram as instalações e acompanharam algumas das atividades do Programa Forças no Esporte, que atende crianças e jovens, até os 18 anos, em condições de vulnerabilidade social. Na sequência, os visitantes conheceram o Centro de Operações de Paz de Caráter Naval e assistiram a uma demonstração na Pista de Liderança, composta de dez estações projetadas para a promoção de capacidades de comando de oficiais e praças da Marinha.

O Curso de Formação Inicial para Juízes Federais Substitutos da 2ª Região está estruturado de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho das Escolas de Magistratura Federal (Cemaf/CEJ) e pela Escola Nacional de Formação de Magistrados (Enfam), que, em 2012, adotou o programa desenvolvido pela Emarf como modelo para todas as escolas regionais da Justiça Federal.  O curso soma 480 horas-aula, sendo 240 horas-aula de prática jurisdicional preparatória, e está dividido em dezesseis módulos voltados ao aperfeiçoamento de aptidões para o exercício da atividade jurisdicional, nos quais são discutidos  temas sobre questões éticas, técnico-jurídicas, humanísticas e multidisciplinares.

O contra-almirante Cláudio Leite, os vice-almirantes Rossato e Armando Soares e o contra-almirante Taulois (de uniforme, a partir da esquerda) receberam os magistrados da 2ª Região
Compartilhar: