XVI Concurso para juiz federal substituto da 2ª Região: segunda etapa tem início no dia 26/5

Publicado em 26/05/2017

Na manhã desta sexta-feira (26/5), a Comissão Organizadora e Examinadora do XVI Concurso para juiz federal substituto da 2ª Região deu início à segunda etapa do processo seletivo, com a aplicação da prova discursiva. Na sequencia, serão realizadas também uma prova prática de sentença cível e uma prova prática de sentença criminal nos dias 27 e 28 de maio, respectivamente. As provas escritas são de caráter eliminatório e classificatório e acontecem nas dependências do prédio-sede do TRF2, no centro do Rio, e na sede da Seção Judiciária do Espírito Santo (SJES), em Vitória/ES.

A prova discursiva foi constituída de uma dissertação, que vale 4 (quatro) pontos, e de resposta a 6 (seis) questões de livre escolha da Comissão de Concurso, valendo 1 (um) ponto cada resposta. As questões da prova discursiva foram desdobradas em itens com conteúdo diferenciado do programa, a critério da Comissão Organizadora e Examinadora. Já as provas de sentenças de natureza cível e criminal serão constituídas apenas da resolução do caso a ser sentenciado.

Dos 445 aprovados para a 2ª etapa, compareceram 322 candidatos no Rio de Janeiro e 84, no Espírito Santo
Dos 445 aprovados para a 2ª etapa, compareceram 322 candidatos no Rio de Janeiro e 84, no Espírito Santo

Processo seletivo

A primeira etapa foi a prova objetiva seletiva, realizada em março deste ano nos municípios do Rio de Janeiro e Vitória/ES. Após a realização da segunda fase (dias 26, 27 e 28 de maio), o certame irá prosseguir com a seleção para o cargo, sendo a terceira etapa, de caráter eliminatório, composta de inscrição definitiva, sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico. Já a quarta etapa será a prova oral, de caráter eliminatório e classificatório. Por fim, a quinta fase consistirá na avaliação de títulos, de caráter classificatório.

Regramento

No Edital Nº TRF2-EDT-2016/00009 (que dispõe sobre a abertura para realização do referido concurso), constam informações referentes ao conteúdo programático; número de vagas existentes; cronograma de realização das provas; e demais informações relevantes sobre o concurso.

Na Sessão do Órgão especial do TRF2 do dia 10 de novembro de 2016, foi aprovada, além do Edital de Abertura, a Resolução Nº TRF2-RSP-2016/00032 (que dispõe sobre o Regulamento do certame).

Compartilhar: