Programas de Estágio

O Programa de Estágios do Tribunal é gerenciado por dois setores, conforme o local onde o estagiário será lotado:

Escola da Magistratura Regional Federal – EMARF

A EMARF seleciona estudantes de Direito para preencher vagas nas áreas judiciais do Tribunal Regional Federal da 2ª Região e das Seções Judiciárias do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

O programa de estágio jurídico permite ao estudante a oportunidade de aplicar seus conhecimentos técnico-teóricos, sob a orientação de um supervisor, estimulando o desenvolvimento do potencial na pratica jurídica.

A Escola realiza seleções através de provas discursivas e objetivas, nas disciplinas de Direito Constitucional, Processo Civil, Direito Civil, Direito das Obrigações e Teoria Geral de Contratos, Direito Penal e Direito Administrativo. Considera-se, na avaliação do candidato, o conhecimento técnico, correção gramatical, clareza do raciocínio e a coerência dos argumentos apresentados. A nota mínima geral para aprovação é 7 (sete). Cada seleção possui seu próprio edital.

A jornada de estágio é de 4 horas diárias em dias úteis ou 20 horas semanais, respeitada a compatibilidade com o horário escolar. Todos os estagiários são cobertos pelo seguro de acidentes pessoais.

Para informações mais detalhadas, consulte o site da EMARF, na área de Estágio, no Portal da Escola.

Seção de Estagiários – SESTAG/SGP

Estágios na área jurídica, nos Juizados Especiais Federais e na área administrativa, no TRF.

Relações de Instituições de Ensino de nível médio e superior, conveniadas com o TRF, para realização de estágio na área administrativa:

Informações pelo telefone (21) 2282-8534 (das 11h às 19h) ou na página da SESTAG-SGP.