20 e 21 ago 2019

APRESENTAÇÃO

Este Fórum pretende discutir a Comunicação a partir de dois aspectos diferentes, mas complementares. Primeiramente, como instrumento técnico, com função política e social e segundo como produto da indústria criativa, cuja inovação se faz necessária a cada minuto.
Como produto técnico, a comunicação está representada na mídia, na publicidade, nas relações públicas, nas redes sociais, no audiovisual, entre outros. Por trabalharem com mensagens, tais produtos são também instrumentos políticos, uma vez que criam ambientes (espaços técnicos) que permitem a discussão numa espécie de ágora (espaço político) que modificam o que se poderia chamar de “real”.
Como produto criativo e ligado à cultura, a comunicação constitui-se também em uma economia importante, porque se faz necessária em todos os espaços, e, em razão disso, emprega muitas pessoas, além de ser uma área em que há muitos microempreendedores.
Para Fernandes e Felippe (2018), a criatividade é um ativo que emana da própria formação da cultura e das raízes dos indivíduos. A relação entre o simbólico (pensamento criativo) e o concreto (bens e serviços) é o que vai transmutar a criatividade em um catalisador de valor econômico [REIS, 2011].

OBJETIVOS
. Discutir a comunicação nos seus aspectos técnicos e políticos.
. Analisar a inovação como parte fundamental da comunicação em seus diferentes aspectos.
. Refletir sobre a importância da economia criativa para as cidades.

PROGRAMAÇÃO

10h mesa de abertura


Dra. Caterine Vila Fagundes

Pró-reitora de Graduação da Universidade Veiga de Almeida, UVA

 

Dr. Luís Carlos Bittencourt
Coordenador do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida, UVA

 

Profa. Ediana Avelar
Coordenadora do Curso de Publicidade da Universidade Veiga de Almeida, UVA

 

10h40min conferência de abertura
Perceptivas de Construção de Práticas de Inovação no Contexto da Comunicação

 

Dr. Jonathas Luiz Carvalho Silva
Professor da Graduação e Pós-graduação stricto sensu em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri.  Coordenador de Programas Profissionais da Área de Comunicação e Informação - Quadriênio 2018-2022. 

 

 

14h mesa 2
Comunicação, negócios sociais e digitais

 

Dr. Fabro Boaz Steibel
Instituto de tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, ITS, Rio

 

Profa. Francis Miszputen
Instituto Cultural Cidade, ICC,  e Fundação  Getúlio Vargas, FGV

 

Rayne Michelli Ferretti Moraes
Oficial Nacional para o Brasil da ONU Habitat

 

mediadora Dra. Maria de Lurdes Domingos
Universidade Federal Fluminense, UFF

 

 

17h às 20h
apresentação de Comunicações

 

 

17h às 20h
exibição de curtas produzidos pela TVUVA

9h mesa 3
Comunicação, tecnologia e inteligência artificial

 

Dr. Renato Nunes Bitencourt
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. (Mediador)

 

Dra. Adriane Figueirola Buarque de Holanda
Universidade Veiga de Almeida, UVA

 

mediador Dr. Diego Santos Vieira de Jesus
Escola de Propaganda e Marketing, Rio de Janeiro

 

 

11h mesa 4
Audiovisual e inovação

 

Dra. Hadija Chalupe
Universidade Federal Fluminense, UFF

 

Geovana Cypreste
BRAVI e Instituto de Audiovisuais Brasileiros, ICAB

 

Dra. Vania Fortuna
Universidade Veiga de Almeida, UVA

 

mediadora Dra. Diana Damasceno
Universidade Veiga de Almeida, UVA

 


14h mesa 5

Comunicação integrada e cidade

 

Dr. Luís Carlos Bittencourt
Universidade Veiga de Almeida, UVA

 

Dr. Ronaldo Lapa
Secretario da Articulação Política e Acompanhamento dos Municípios

 

Dr. Carlos Eduardo Nunes-Ferreira
Reitor da Universidade Veiga de Almeida, UVA

 

mediadora Dra. Maria Geralda de Miranda
Centro Cultural Justiça Federal, CCJF

 

 

17h às 20h
apresentação de Comunicações

 

 

17h às 20h
exibição de filmes produzidos pelo Curso de Comunicação da UVA

Normas para submissão de
COMUNICAÇÃO

Comunicação oral (modalidade
destinada aos estudantes do
stricto sensu)

 

Normas para submissão de
PÔSTER

Pôster (modalidade destinada
aos estudantes da graduação)

Eixos Temáticos

Comunicação e inovação
Comunicação e inteligência artificial
Economia criativa e cultura
Comunicação integrada
Redes sociais
Mídia e política
Comunicação e políticas públicas
Publicidade e Marketing
Audiovisual
Negócios sociais
Negócios digitais
Cultura popular
Comunicação e estética

Prazos

Submissão

25 jul 2019

Divulgação dos trabalhos aprovados

30 jul 2019

INSCREVA-SE NO EVENTO

ENVIE O SEU TRABALHO

Comissão Organizadora

Dr. Luís Carlos Bittencourt
Coordenador do Curso de Jornalismo
da Universidade Veiga de Almeida, UVA

 

Profa. Ediana Avelar
Coordenadora do Curso de Publicidade
da Universidade Veiga de Almeida, UVA

 

Adriane Figueirola Buarque de Holanda
Universidade Veiga de Almeida, UVA

 

Profa. Cecilia Seabra Gomes da Silva
Universidade Veiga de Almeida, UVA

Comissão Científica

Márcia Cavalcanti
Universidade Santa Úrsula, USU

Heitor Ney Matathias da Silva
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Maria Alice Costa
Universidade Federal Fluminense, UFF

Larissa Wollz
Universidade Federal de Macaé, UFRJ - Macaé

Maria Geralda de Miranda
Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM

Carmen Regina Abreu Gonçalves
Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa

Cynthia Harumy Watanabe Correa
Universidade de São Paulo, USP

Leila Dupret
Universidade federal do Estado do Rio de janeiro, UNIRIO

Ricardo Ferreira Freitas
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ

Leonardo de Marchi
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ