aula prática

foto de uma mulher ao centro, fundo de parede branca, cháo de tábua corrida clara. A mulher branca de cabelos curtos pretos usa uma veste típica chinesa vermelha, calças pretas e sapatos brancos. Ela está de frente, seu rosto voltado para a mão e o braço esquerdo estendidos. O braço direito está levantado em 90 graus ao lado do corpo, a mão direita à altura do peito.Curso regular
para adultos e pessoas
de terceira idade

R$220 por mês
Inscrições: faduagustin@gmail.com

Terças e quintas,
das 12 às 13h,

Sala de cursos do CCJF


As aulas regulares de artes corporais chinesas para a saúde e a vitalidade, através de práticas de Qigong e Lian Gong em 18 Terapias, devem ser compreendidas a partir de um traço fundamental: o corpo como expressão da cultura, do modo de ser e de estar no mundo de cada indivíduo. Importa, portanto, sentir o corpo, transformar-se, recriar-se através do movimento.

As aulas têm como objetivo educar para a saúde e a vitalidade através das artes corporais chinesas, criando novos hábitos e mentalidades. Arte, Filosofia e Medicina chinesa colocadas em prática diariamente, cultivando a vida, ampliando a consciência, buscando paz e liberdade interior.

Serão ensinados movimentos corporais da Medicina Tradicional Chinesa que podem atuar preventivamente, a fim de evitar distúrbios e dores no corpo, ou como auxiliares no tratamento médico.

Criada pelo Dr. Zhuang Yuan Ming, médico acupunturista e ortopedista da cidade de Shangai, China, o Lian Gong em 18 Terapias é uma prática de grande valor na prevenção e terapia de síndromes musculoesqueléticas crônicas. Sensações de dor e dificuldades de movimento podem ser tratadas de forma mais eficaz através de uma prática regular que propicie uma movimentação correta, abrindo as articulações ao liberar músculos, fáscias, tendões e ligamentos. Além de trabalhar o alongamento, a flexibilidade e a coordenação, sua prática promove a reeducação postural e a identificação da imagem corporal, condições necessárias para um efetivo condicionamento físico global.

Objetivo: prevenção e tratamento das doenças crônicas, como bronquite e fortalecimento das funções dos pulmões e coração.

Os movimentos do TaiJi QiGong constituem-se de 28 exercícios que promovem a saúde através da combinação entre movimento e repouso, criada pelo Dr. Li Ding para propiciar as quatro regulações: do corpo, da respiração, da mente e do Qi (energia vital). A saúde e o equilíbrio dos órgãos internos são considerados em todos os movimentos, tendo por base a teoria dos meridianos. Os movimentos são muito harmoniosos, protegendo a mente de pensamentos que levam ao desequilíbrio.

A proposta para as aulas é alternar os movimentos mais indicados para o fortalecimento físico, considerando a parte mais externa do corpo (músculos, fáscias, articulações, tendões, ligamentos), com os movimentos propícios ao fortalecimento dos órgãos internos, através da circulação do sopro, ou energia vital, pelos canais do corpo.

Professora: Fádua Gustin dedica-se ao estudo e ensino das artes corporais chinesas para a saúde desde 1991 (Lian Gong em 18 Terapias, Qigong para a saúde, Tai Chi Pai Lin, Taiji Quan) . É instrutora e árbitra autorizada de Lian Gong em 18 Terapias pela Shanghai Municipal Lian Gong Shi Ba Fa Association, República Popular da China. É instrutora autorizada, representante e escola afiliada YMAA/Rio de Janeiro/Brasil (Yang’s Martial Arts Association/Dr. Yang, Jwing-Ming). É representante da Associação Tai Chi Pai Lin no Rio de Janeiro. Participa continuamente de diversos cursos de formação nacionais e internacionais, como os realizados com o Mestre Liu Pai Lin, Profas. Lúcia Lee e Maristela Botelho, Profa. Jerusha Chang, Dr. Zhuang, Yuan Ming, Prof. Zhuang, Jian Shen, Dr. Li Ding e Dr. Yang, Jwing-Ming.