No centro da imagem, uma arte parecendo duas formas geométricas (trapézios), cada uma virada para um lado, sendo uma delas listrada em preto e branco e a outra toda em branco. No trapézio da esquerda, a impressão de ser a cela de uma prisão, com antebraços e duas mãos para fora das ‘grades’. Acima delas, as palavras ‘Cine Debate’ (menor, em branco) e ‘Crime’ (maior, na cor vermelha e em negrito). No centro da forma geométrica da direita, as palavras ‘Cinema’ (preta, em negrito) e logo abaixo, menor, a frase ‘Direitos Fundamentais no Processo Penal’. O plano de fundo da imagem é preto, contrastando com os trapézios.exibição do documentário
“Sisters in Law”

seguida de debate com
• Aldo de Campos Costa
Procurador da República
Membro do Comitê Consultivo
do Conselho de Direitos Humanos
da ONU

25 de março
segunda, às 17h

local
Teatro

valor
Gratuito

 

classificação indicativa A14 (14 anos)

Sinopse

Discutir direitos fundamentais na justiça penal a partir do cinema é o objetivo central do projeto Crime e Cinema, resultado da parceria entre a UNIRIO e o CCJF. Nesta edição, será exibido o filme “Sisters in Law” (UK, 2006. 104 min. Florence Ayisi. Kim Longinotto), documentário que acompanha o trabalho de duas mulheres em um tribunal na pequena cidade de Kumba, localizada no sudeste de Camarões. O filme oferece um olhar íntimo sobre como a procuradora Vera Ngassa, e a juíza, Beatrice Ntuba, ajudam mulheres e crianças a enfrentarem, através do sistema judicial, questões de abuso e injustiça, desafiando as normas sociais e culturais arraigadas em sua comunidade. “Sisters in Law” é uma poderosa história sobre o uso do sistema judicial na luta pela justiça e igualdade de gênero.

Ficha-técnica do evento

  • curadoria e abertura do evento:
    • Simone Schreiber – desembargadora federal e professora de processo penal da UNIRIO
    • Thiago Bottino – advogado e professor de direito penal da FGV
  • debate:
    • Aldo de Campos Costa – Procurador da República. Membro do Comitê Consultivo do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Parceria

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Sobre Simone Schreiber

Simone Schreiber: Simone Schreiber é uma juíza e magistrada brasileira que atua no Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Doutora em Direito Público, a Desembargadora também é professora associada de direito processual penal da Escola de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e a atual diretora-geral do Centro Cultural Justiça Federal.