Imagem de um caderno de partitura aberto. A imagem mostra as duas páginas abertas ao meioSinfonia da Ressurreição
de Gustav Mahler

23 de julho
às 15h
classificação livre

R$50 (R$25 meia)
Cinema do CCJF


Sinopse:
Há mais de uma década que o CCJF abriga o evento Desafios Musicais. Realizado por Saulo Sergio Chermont, Desafios Musicias homenageia diversos musicistas cujas obras marcaram o cenário musical mundial. A cada encontro um novo desafio, e agora será a vez da Sinfonia nº2, conhecida como Sinfonia da Ressurreição, que se consagrou como uma das obras mais populares e bem-sucedidas durante a vida de seu compositor, Gustav Mahler.

Esse encontro marca a estreia de 2022 da Desafios Musicais, com a apresentação de um videoconcerto com a obra de Gustav Mahler (1860-1911), a 2ª Sinfonia em Dó menor – Ressureição – em cinco movimentos:

I. Allegro maestoso
II. Andante moderato
III. Scherzo
IV. Urlicht
V. Finale – ” Im Tempo des Scherzo” Résurrection.

Concerto realizado ao vivo em fevereiro de 2022, no Wiener Konzerthaus, em Viena, com a Sinfônica de Bamberg, regência do tcheco Jakub Hrusa, coro da Wiener Singakademie e vozes do soprano Christina Landshamer e do alto Anna Lucia Richter, na versão americana de Gilbert Kaplan.

Na 2ª Sinfonia em Dó menor – Ressureição, Gustav Mahler demonstra talento filosófico, religioso e questões existenciais por meio da sua música. Através dos cinco movimentos, ele explora temas profundos da condição humana, incluindo a morte e a ressurreição. A partitura contém profunda construção, comovente para um tremendo clímax dos solistas vocais e coro, cantando excertos de canções populares germânicas, bem como poemas de Friedrich G. Klopstock (1724-1803), alterado e completado pelo autor.

A produção é do Saulo Chermont, com a palestra do Professor Rodolfo Valverde.

Programação sujeita a alterações

PRÓXIMO DA SÉRIE
13/8/22

pianista
Yuja Wang
saiba mais