Foto e imagem. À esquerda, sobre um fundo claro, duas faixas, uma amarela e outra verde. Cada letra do título da peça, João Caetano ou morte, está em amarelo, dentro de um retângulo vermelho. Um homem de camiseta preta estende a mão, como se estivesse a mostrar algo. Ao lado direito, um homem de cabelos, bigode e camiseta pretas, segura um pires em uma das mãos e uma xícara na outra. Ao seu lado, o título Um ensaio com Luiz Gama, cada letra em vermelho está num retângulo amarelo. No canto inferior direito do poster há uma grande xícara vermelha com café, e, ao centro do poster, um livro aberto.


com
Rohan Baruck
e Déo Garcez

10 a 12 de janeiro
às 19h
Teatro do CCJF
gratuito
classificação 12 anos


Público-alvo

  • estudantes de Artes Cênicas, Dramaturgia e roteiro, Letras, Literatura, História e patrimônio;
  • jovens de comunidades e regiões periféricas.

Sinopse
“João Caetano ou morte – um ensaio com Luiz Gama” conta a história da jovem nação, Império do Brasil, há pouco tornada independente, a partir de duas figuras importantes no período: João Caetano (1808-1863) e Luiz Gama (1830-1882). Em cena, dois atores que, nos embates dos dois biografados, reconhecem suas identidades e ancestralidades, revelando, através de um ensaio fictício, a trajetória do país sob um olhar histórico e social em seus 200 anos de independência.

Ficha Técnica
Dramaturgia: Rohan Baruck e Bruno Bacelar
Pesquisa: Antonio Tostes
Direção: Rogério Fanju
Elenco: Rohan Baruck e Déo Garcez
Stand-in: Bruno Bacelar
Cenografia: Daniel Leão
Figurino: Cátia Vianna
Iluminação: Rodrigo Santos
Trilha sonora: Wallace Valadão
Operadora de som: Nilda Andrade
Produção: Leandro Fazolla e Rohan Baruck


Projeto contemplado pelo edital Retomada Cultural 2, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro

Realização: Grupo Raiz e RBARUCK
Apoio institucional: CCJF