Foto do interior do corredor de um prédio. Uma mulher sobe as escadas, olhando para cima, para a câmera. Ela usa uma saia comprida cor de caramelo e uma blusa de mangas compridas brancas e corpo preto. Uma de suas mãos segura a saia, a outra está encostada em uma das paredes. Essa parede é cinza escuro, e recebe alguns raios de luz vindos da parede que, faz um ângulo de 90º com ela e fica de frente para o corrimão. Essa outra parede é formada por cobogós, por onde penetra a luz que vem de fora e ilumina a escada e a parede cinza.

31 mai
a 11 jun
consulte abaixo
a programação

Cinema do CCJF

Gratuito

Classificação indicativa
conforme cada programação.

Ingressos
clique aqui 

 

Público-alvo
Interessados em um cinema artístico-autoral que reflete sobre o horror e o medo nas sociedades latino-americanas.

Sinopse
A mostra Pesadelo na Tela – Horror e Medo no Cinema Latino-Americano Contemporâneo reunirá filmes de horror e suspense realizados nas duas primeiras décadas do século XXI, contemplando obras brasileiras, argentinas, uruguaias, chilenas, peruanas, cubanas, mexicanas, colombianas, entre outras.

O recorte proposto traz curtas e longas-metragens de diferentes orçamentos e modelos de produção, e pode ser dividido em duas linhas principais:
1) filmes de cineastas comprometidos com produções de cinema de gênero na América Latina
2) filmes de cineastas que mesclam aspectos do horror e do suspense com suas próprias perspectivas autorais sobre o cinema e a sociedade, obtendo resultados híbridos com gêneros como a comédia, o melodrama e o drama social.

O projeto busca ultrapassar a ideia do cinema de gênero como mero entretenimento, apostando na formação de plateia e no conhecimento sobre uma relevante expressão cultural de nossa época.


Informações sobre os filmes

A MÁQUINA INFERNAL
A Máquina Infernal
29’ / 2021 / Brasil

 

Uma fábula sobre o apocalipse da classe operária.

 

Direção
Francis Vogner dos Reis

 

classificação 12 anos


A PESTE
La Peste
9’ / 2017 / Uruguai

 

Esta noite, o pai de Rosa volta para sua casa. Não vem sozinho, e esconde um segredo.

 

Direção
Guillermo Carbonell

 

classificação 14 anos


AS VIAJANTES
As Viajantes
11’ / 2019 / Brasil

 

Em uma noite de sexta-feira, duas atrizes compartilham os seus medos.

 

Direção
Davi Mello

 

classificação 14 anos


ATRÁS DA PORTA
Detrás de La Puerta
9’ / 2019 / Argentina

 

Milagros realiza um ritual para falar uma última vez com seu falecido pai. Precisa pedir um favor, mas não sabe que chamar os mortos pode trazer consequências terríveis.

 

Direção
Andrés Borghi

 

classificação 14 anos


ESTÁTUA!
Estátua!
25’ / 2014 / Brasil

 

A babá Isabel está no sexto mês de gestação e não pode esperar para ser mãe. Até conhecer Joana.

 

Direção
Gabriela Amaral Almeida

 

classificação 12 anos


MENS SANA IN CORPERO SANO
Mens Sana in Corpero Sano
22’ / 2011 / Brasil

 

Garra, disciplina, tenacidade, força física e obediência. Estes são os tesouros guardados para que tenhamos uma vida mais plena e saudável. O seu corpo agradece!

 

Direção
Juliano Dornelles

 

classificação 14 anos


NES PAS PROJETER
Nes Pas Projeter
13’ / 2015 / Brasil

 

Um projecionista de cinema tem sua rotina afetada de forma drástica, após encontrar uma misteriosa lata de película contendo as advertências: Não abrir. Não projetar.

 

Direção
Cristian Verardi

 

classificação 16 anos


NINJAS
Ninjas
23’ / 2010 / Brasil

 

Em crise após matar uma pessoa inocente durante ação na favela, policial militar é introduzido na unidade dos Ninjas, um grupo de extermínio que se dedica a eliminar sadicamente suspeitos de crimes violentos.

 

Direção
Dennison Ramalho

 

classificação 16 anos


O CONFORTO DAS RUÍNAS
O Conforto das Ruínas
18’ / 2020 / Brasil

 

Uma longa e cruel tempestade se aproxima. Ela sumiu. Em busca de pistas do paradeiro Dela, com a perspectiva de quem acaba de descobrir o mundo, Madu observa atentamente a cidade e suas relações de poder.

 

Direção
Gab Lourenzato

 

classificação livre


O DUPLO
O Duplo
25’ / 2012 / Brasil

 

Silvia é uma jovem professora. Certo dia, sua aula é interrompida quando os alunos veem seu duplo pela janela. Ela tenta ignorar a aparição, mas o evento perturbador passa a impregnar seu cotidiano e alterar sua personalidade.

 

Direção
Juliana Rojas

 

classificação livre


O SEGREDO DA FAMÍLIA URSO
O Segredo da Família Urso
20’ / 2014 / Brasil

 

Durante a ditadura militar brasileira, Geórgia, uma menina de oito anos, fica intrigada: um dia, seu quartinho de brinquedos aparece trancado. Longe dos olhos dos pais e de sua velha babá, Geórgia consegue abrir a porta: há alguém lá dentro.

 

Direção
Cíntia Domit Bittar

 

classificação 12 anos


SOB A PELE
Sob a Pele
19’ / 2013 / Brasil

 

Homem e Mulher se reencontram depois de muito tempo. Mágoa e desejo não conseguem quebrar o silêncio. Mas tudo bem: quando as palavras não chegam, é o corpo quem fala.

 

Direção
Pedro Sotero e Daniel Bandeira

 

classificação 18 anos


TUNDRA
Tundra
30’ / 2021 / Cuba

 

Walfrido, um solitário inspetor elétrico, sonha com a Mulher Vermelha, cuja imagem o assombra e se converte em obsessão. Algo lhe diz que ela está próxima. Durante um dia, Walfrido seguirá seu rastro enquanto viaja pelos subúrbios de uma cidade infestada.

 

Direção
José Luis Aparicio Ferrera

 

classificação 16 anos

A CASA
La Casa Muda
79’ / 2010 / Uruguai

 

Laura e seu pai foram contratados para limpar uma casa abandonada, cujo proprietário gostaria de vender. Isolados de tudo e sem luz, os dois começam a se preparar para o trabalho, mas são subitamente interrompidos por um estranho ruído que vem do andar de cima. O dono havia avisado para que evitassem as escadas devido ao estado de conservação, porém o pânico toma conta de Laura, que sem saber se o que está acontecendo é fruto de sua imaginação ou realidade, resolve encarar seus medos.

 

Direção
Gustavo Hernandez

 

classificação 14 anos


A CASA LOBO
La Casa Lobo
73’ / 2018 / Chile

 

Este filme de stop-motion conta a história de Maria, uma jovem que se refugia em uma casa no sul do Chile depois de escapar de uma colônia alemã.

 

Direção
Cristóbal León & Joaquín Cociña

 

classificação 16 anos


A SOMBRA DO PAI
A Sombra do Pai
90’ / 2018 / Brasil

 

O filme conta a história de um pai e uma filha que não conseguem se comunicar. Órfã de mãe, Dalva, 9 anos, vê o seu pai, o pedreiro Jorge, ser consumido pela tristeza após perder o melhor amigo. Dalva acredita ter poderes sobrenaturais e ser capaz de trazer a mãe de volta à vida. À medida que Jorge se torna mais ausente, e eventualmente perigoso, resta a Dalva a esperança de que sua mãe há de voltar.

 

Direção
Gabriela Amaral Almeida

 

classificação 16 anos


AQUARIUS
Aquarius
143′ / 2016 / Brasil, França

 

Clara mora de frente para o mar no Aquarius, último prédio de estilo antigo da Av. Boa Viagem, no Recife. Jornalista aposentada e escritora, viúva com três filhos adultos e dona de um aconchegante apartamento repleto de discos e livros, ela irá enfrentar as investidas de uma construtora que tem outros planos para aquele terreno: demolir o Aquarius e dar lugar a um novo empreendimento.

 

Direção
Kleber Mendonça Filho

 

classificação 16 anos


BEM PERTO DE BUENOS AIRES
Historia del Miedo
79’ / 2014 / Argentina, França, Alemanha, Uruguai, Qatar

 

Um helicóptero da polícia circula sobre um condomínio fechado nos arredores de Buenos Aires. A partir desse episódio e do aparecimento de um buraco na cerca que isola a propriedade, os moradores locais parecem entrar em uma espiral de paranoia e angústia. Diante desse cenário de insegurança geral, a pequena comunidade fantasia sobre um submundo social onde criaturas duvidosas e imprevisíveis estão à espreita, observando a sua riqueza e conforto material.

 

Direção
Benjamin Naishtat

 

classificação 14 anos


HUESERA
Huesera
97’ / 2022 / México, Peru

 

Valeria e seu marido, Raul, finalmente viram um de seus sonhos de longa data se tornar realidade: Valéria está grávida. A princípio, tudo parece perfeito. Gradualmente, porém, seu humor se torna obscuro. Com a maternidade, Valéria não consegue se livrar da insegurança e de um medo generalizado, este último decorrente de visões de presenças de aranhas e outras ameaças possivelmente sobrenaturais, todas as quais podem ser obra de uma entidade conhecida como “La Huesera.” Na esperança de enfrentar esses demônios, ela se reconecta com a vida antiga e mais despreocupada da qual desistiu por Raul, incluindo reacender uma velha chama com seu primeiro amor, Octavia.

 

Direção
Michelle Garza Cervera

 

classificação 16 anos


A CHORONA
La Llhorona
97’ / 2018 / Guatemala

 

Alma e seus filhos são assassinados no conflito armado da Guatemala. Trinta anos depois, é instaurado um processo criminal contra Enrique, um general aposentado que supervisionou o genocídio. Mas ele é absolvido em um julgamento e o espírito de La Llorona é desencadeado para vagar pelo mundo como uma alma perdida entre os vivos. À noite, Enrique começa a ouvi-la lamentar. Sua esposa e filha acreditam que ele está tendo crises de demência relacionada ao Alzheimer. Mal poderiam suspeitar que sua nova governanta, Alma, está lá para cumprir a vingança que o julgamento não foi capaz de fazer.

 

Direção
Jayro Busmante

 

classificação 16 anos


MALDITOS SEJAM!
Malditos Sean!
120’ / 2013 / Argentina

 

Um curandeiro sinistro que amaldiçoa várias pessoas, arrastando-as para viver experiências assustadoras ao longo de suas próprias histórias.

 

Direção
Fabián Forte e Demián Rugna

 

classificação 16 anos


MATE-ME POR FAVOR
Mate-me Por Favor
100’ / 2016 / Brasil

 

Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Uma onda de assassinatos invade o bairro. O que começa como uma curiosidade mórbida se apodera cada vez mais da vida dos jovens habitantes. Entre eles, Bia, uma garota de 15 anos. Após um encontro com a morte, ela fará de tudo para ter a certeza de que está viva.

 

Direção
Anita Rocha da Silveira

 

classificação 14 anos


MORRA, MONSTRO, MORRA
Muere, Monstruo, Muere
107’ / 2019 / Argentina, França, Chile

 

Cruz, um policial rural, investiga o bizarro caso do cadáver de uma mulher sem cabeça encontrado em uma região remota das Montanhas dos Andes. David, marido da amante de Cruz, Francisca, surge como o principal suspeito e é logo enviado para um hospital psiquiátrico. Ele jura que a culpa do crime é da aparição inexplicável e brutal de um “Monstro”. Cruz acaba desencavando uma misteriosa teoria que envolve geometria rural, motociclistas de montanha e um mantra que não sai da sua cabeça: Mate-me, Monstro.

 

Direção
Alejandro Fadel

 

classificação 16 anos


O FIM DA PICADA
O Fim da Picada
80’ / 2008 / Brasil

 

Após participar de uma orgia satanista em uma praia brasileira em 1850, Macário, voltando para São Paulo na manhã seguinte, encontra Exú-Lebara, versão feminina da entidade fantástica de origem afro-brasileira. Ela decide acompanhar Macário na viagem, mas acaba por enganá-lo, levando-o para São Paulo do ano de 2008.

 

Direção
Christian Saghaard

 

classificação 18 anos


POST MORTEM
Post Mortem
98’ / 2018 / Chile

 

Chile, 1973. Mario, um solitário funcionário do necrotério, é apaixonado por sua vizinha Nancy, uma dançarina de cabaré. Quando ela desaparece misteriosamente em 11 de setembro, ele passa a procurá-la em meios aos corpos das vítimas do golpe de Augusto Pinochet.

 

Direção
Pablo Larraín

 

classificação 16 anos


SEM SEU SANGUE
Sem Seu sangue
110′ / 2020 / Brasil, França, Holanda

 

Desinteressada pela rotina diária entre a família e a escola, Sílvia parece mover-se em busca de algo que a faça sentir-se mais viva. Acredita ter encontrado esse algo em Artur, um jovem recém-chegado em sua turma. Os dois mergulham em uma convivência intensa, interrompida por um grave acidente.

 

Direção
Alice Furtado

 

classificação 16 anos


TODOS OS MORTOS
Todos os Mortos
120′ / 2020 / Brasil, França

 

Na São Paulo de 1899, os fantasmas do passado ainda caminham entre os vivos. As mulheres da família Soares, antigas proprietárias de terra, tentam se agarrar ao que resta de seus privilégios. Para Iná Nascimento, que viveu muito tempo como escravizada, a luta para reunir seus entes queridos em um mundo hostil a conduz a um questionamento de suas próprias vontades. Entre o passado conturbado do Brasil e seu presente fraturado, essas mulheres tentam construir um futuro próprio.

 

Direção
Caetano Gotardo e Marco Dutra

 

classificação 14 anos


TRABALHAR CANSA
Trabalhar Cansa
99’ / 2011 / Brasil

 

Helena, uma jovem dona de casa, decide realizar o sonho de abrir seu primeiro empreendimento: um mercadinho. Para tomar conta das tarefas do lar, ela contrata a empregada doméstica Paula. Quando seu marido Otávio perde o emprego como gerente em uma grande corporação, as relações pessoais e de trabalho entre os três personagens sofrem uma inversão inesperada e, ao mesmo tempo, ocorrências perturbadoras passam a ameaçar os negócios de Helena.

 

Direção
Marco Dutra e Juliana Rojas

 

classificação 12 anos


ZAMA
Zama
115’ / 2017 / Argentina, Brasil, Espanha, EUA, França, México, Portugal

 

Don Diego de Zama, um oficial da coroa Espanhola, nascido na América do Sul, aguarda uma carta do rei outorgando-lhe a transferência para um destino mais prestigioso. Enquanto isso, aceita, submisso, cada tarefa encomendada pelos sucessivos governadores. Mas a carta nunca chega. Quando perde as esperanças, junta-se a um grupo de soldados para capturar um perigoso bandido.

 

Direção
Lucrecia Martel

 

classificação 14 anos

Programação
QUA
31 mai
QUI
1 jun
SEX
2 jun
SÁB
3 jun
DOM
4 jun
16h

-
-

-
-

18h30

Mate-me por favor

16h

Mens Sana in Corpore Sano

O Fim da Picada

18h30

O Segredo da Família Urso

A Casa Lobo

16h

Ninjas
-

Sem Seu Sangue

18h30

Estátua!
-

Zama

16h

As Viajantes
-

Bem Perto de Buenos Aires

18h30

Aquarius

16h

Ne Pas Projeter

Trabalhar Cansa

18h30

O Duplo

A Chorona

QUA
7 jun
QUI
8 jun
SEX
9 jun
SÁB
10 jun
DOM
11 jun
16h

-
-

-
-

18h30

Sob a Pele

A Casa

16h

Atrás da Porta

Aquarius
-

18h30

Post Mortem

16h

Tundra
-

Mate-me Por Favor

18h30

Malditos Sejam!

16h

A Máquina Infernal

A Sombra do Pai

18h30

Huesera

16h

A Peste

Morra, Monstro, Morra

18h30

O Conforto das Ruínas

Todos os Mortos

 

 

Ficha-técnica
Realização – Caprisciana Produções
Curadoria – Laura Cánepa e Fabián Núñez
Coordenação geral e produção executiva – Hans Spelzon
Produção – Thiago Magalhães
Produção de filmes – Patricia Bárbara
Programação visual – Isabella Alves

Parcerias
PRALA
Cineclube Sala Escura
Apoio institucional
Centro Cultural Justiça Federal
Centro de Artes da UFF
Cine Arte UFF

Patrocínio
Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro
Governo do Estado do Rio de Janeiro