Imagem em diagonal das teclas de um piano, começando no canto superior à esquerda e terminando no canto inferior à direita.


2, 11, 18
e 25 de agosto

às 15h

Teatro do CCJF (exceto no dia 11)*
gratuito


* a apresentação do dia 11/08, excepcionalmente,
será na Sala de Sessões do CCJF

Sinopse:

É uma série de concertos gratuitos que apresenta música de boa qualidade. Alguns dos melhores solistas e grupos brasileiros e internacionais já interpretaram, dentre outros: Bach, Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Astor Piazzolla e Gershwin.

Inaugurada em dezembro de 1997 no MNBA pelo violonista Turíbio Santos, o projeto Música no Museu tornou-se a maior série de musica clássica do Brasil e uma das maiores do mundo, reconhecida pelo RankBrasil, a versão brasileira do Guinness Book.

Prosseguindo as comemorações de seus 25 anos em 2022, Música no Museu apresenta, neste mês de agosto, Sons do Brasil, um panorama da música de diversas regiões do país. 

O programa deste mês foi inspirado na evolução da história brasileira, desde os rituais trazidos da Ãfrica pelos escravos, e que vão, gradualmente, se transformando em ritmos, coreografias e cantos autônomos inicialmente cultivados pela população mestiça e, num segundo momento, dentro dos teatros e das casas dos brancos, já sob a forma de canções ou danças como a fofa, o lundu e o fado.

Os sons dos negros no Brasil iluminam uma série de fatos culturais que estão na base daquilo que se denominaria “Música Popular Brasileiraâ€. 

As apresentações musicais em Sons do Brasil serão complementadas por um vídeo que ressalta as peculiaridades de cada região geográfica brasileira a partir de pesquisa realizada pelo musicólogo Newton Nazareth.