Foto de uma sala com paredes de tijolo e uma janela ao fundo. Na sala, uma mesas grande retangular, toalha branca, em volta da qual sentam-se algumas mulheres, tecendo, costurando, fiando e conversando. Integrando a foto, diversos fios coloridos foram desenhados, perpassando pelas mulheres, para dar a impressão de linhas que se entrecruzam e entrelaçam entre elas.

abertura
19 de novembro,
às 15h

visitação
19 nov 2022
a 22 jan 2023

de terça a domingo,
das 11h às 19h

Gratuito
Gabinete de Fotografia do CCJF

curadoria
coletivo em silêncio (Paula Maracajá)

coordenação e produção
Mhyrna Boechat, Paula Gorini e Paula Maracajá


O Centro Cultural Justiça Federal apresenta a oficina-instalação Por Um Fio. A exposição é um convite ao encontro entre mulheres e trocas de saberes através do gesto ancestral de bordar. A proposta é aprender e praticar o bordado de palavras e desenhos, dentro de uma temática que contorna o corpo da mulher, o feminino e a maternidade. A oficina-instalação convida a todas: experientes ou aprendizes, quem já pratica o bordado, ou quem nunca teve contato com a técnica para as oficinas (programação abaixo).

Nesta edição, temos um intercâmbio entre bordadeiras da cidade e da zona rural, com a presença de Elza Santiago (Bordadeiras da Coroa/ RJ) e do Ateliê Arte em Comum (Brejal/ Petrópolis), além da participação do coletivo Mães de Manguinhos e de outras coletivas de bordados do Rio.

Mhyrna Boechat, do Coletivo em Silêncio, participa da mesa de bordados com proposições poéticas para o desenvolvimento de desenhos e palavras compartilhados entre mãos bordadeiras.

“A mesa inclui uma grande variedade de cores e materiais e a atividade se desenvolve em processo de aprendizagem mútua e trocas afetivas. O contato com esse gesto, que retoma a experiência mais cotidiana e familiar, retoma também a intensidade do momento da passagem intergeracional dessa técnica. O encontro com a memória corporal do movimento das mãos e a produção de um registro no tecido evoca e atualiza sensações remotas, seja pelo ato de cuidado cotidiano ao cerzir peças, seja pelo ato inventivo e expressivo de produzir novas peças, o que desperta a vivência de uma temporalidade de cuidado e acolhimento.”
(Mhyrna Boechat, em 2022).

Na sala anexa à oficina-instalação, o filme Fade Out do Olhar traz reflexões acerca das noções de centro e periferia, de autoria de Lais Castro.

A oficina-instalação está montada no espaço expositivo do primeiro andar do CCJF: uma longa mesa, com tecidos, linhas, adereços, agulhas, miçangas, etc.

Durante a ação, as convidadas são envolvidas na atividade do bordar a partir dos seus diversos níveis de experiência, com facilitação de Elza e Mhyrna. Uma mesa com café e bolo completa a atmosfera, em um ambiente intimista, um convite para o café da tarde, onde as pessoas se juntam para conversar.

Ao final da exposição, haverá um encerramento com entrega de bordados dedicados às Mães de Manguinhos.

 

PROGRAMAÇÃO

abertura
19 nov, às 15h

oficinas
19 nov, das 15h às 19h
1º dez, das 14h às 19h
15 dez, das 14h às 19h
22 jan, das 14h às 19h

encerramento
22 jan, às 18h

FICHA TÉCNICA

Por Um Fio é um projeto do Coletivo em Silêncio.

  • Coordenação e produção: Mhyrna Boechat, Paula Gorini e Paula Maracajá
  • Convidades: Ateliê Arte Em Comum, Elza Santiago, Lais Castro e Mães de Manguinhos.
  • Arte: Rodrigo Romano.
  • Foto: Leonardo Lopes.
  • Apoio Institucional: Centro Cultural Justiça Federal; Instituto Goethe Rio de Janeiro; Prefeitura Municipal de Petrópolis.