A artista italiana Valentina Vannicola realiza a sua primeira mostra no Brasil. Sua obra é pertencente ao gênero da “fotografia encenada”, onde a componente literária funciona como uma pista a ser seguida, aprofundada e reinterpretada: é uma espécie de input para dar início ao processo criativo livre e pessoal que conduz a uma imagem que toma forma primeiramente em um esboço. A imagem é então concretizada no clique final, fruto de um complexo trabalho de produção em que a autora assume o papel de roteirista, figurinista, diretora e, também, fotógrafa. Serão apresentadas no CCJF duas séries diferentes de trabalhos. A primeira com 15 fotografias e um desenho inspiradas em trechos específicos do texto do Inferno de Dante e a segunda, intitulada Riviere, com 14 fotografias que realizam uma reconstrução poética de uma história real.

O Inferno de Dante imaginado e recriado por Valentina Vannicola, é apresentado por ocasião das homenagens ao 700º aniversário da morte de Dante que ocorre em 2021. As imagens dão forma a um percurso em espiral nas quais se alternam os pecadores descritos pelo poeta no primeiro dos três cânticos, descrevendo os horrores da alma humana e seus sofrimentos. Ambientadas nos arredores de Tolfa (Roma), local de origem da artista, as fotografias foram realizadas envolvendo os próprios moradores como atores. Protagonista, no mesmo nível da ação, é a paisagem árida da maremma lacial que, com os tons infinitos de ocre, marrom, prata, bronze, dourado, confere às imagens um preciso significado emocional e conceitual.

Riviere é a reconstrução poética de uma história real em torno de uma ilha e seus habitantes. Seguindo uma suposta e fantasiosa visualização tida por seu avô Aquilino, a artista reconstrói um lugar imaginário que se localiza entre realidade e ficção.

De 28/10/2021 a 08/03/2022
Terça a domingo, das 11h às 19h
Galerias do 1° andar
Entrada franca