Foto. Ao fundo, parte de um palco improvisado. Há uma janela de mandeira e um console coberto por uma toalha branca. Na lateral dessa toalha há um emblema indistinguível de fundo verde e desenho dourado. Em primeiro plano, encobrindo em parte o emblema, um jovem de cabelos curtos escuros olha o violão que segura nas mãos. Ele está sentado, a cabeça baixa, olhando o violão. Usa calça e terno beges, camisa social marrom escura e uma gravata também marrom, mas num tom ainda mais escuro.

com
Ederaldo Sueiro

1º de abril
às 17h
Sala de Sessões do CCJF

R$10 (R$5 meia)

classificação livre

 

 

Sinopse

Ederaldo Sueiro é um dos mais talentosos jovens violonistas do Brasil da última década, que venceu todos os certames nacionais dos quais participou. Em sua estreia carioca, o violonista apresenta um programa excepcional, que inclui Bach, Benjamin Britten e a primeira audição, na cidade do Rio de Janeiro, da Sonata II, do cubano Hector Angulo. A Série Violões da AV-Rio é um dos mais importantes eventos para recitais de instrumentistas de todo o Brasil, da Europa e das Américas. Desde 2010 o CCJF abriga os concertos dessa série em sua Sala de Sessões, um dos melhores espaços do país para recitais de violão, por seu décor e acústica.

Ficha-técnica

Ederaldo Sueiro Рvioḷo
Realização AV-Rio

Programação

  • J. S. Bach (1685-1750)
    Chaconne (da: Partita 1004 para violino)
  • M. Castelnuovo-Tedesco (1895-1968)
    Tonadilla
  • Hector Angulo (1932-2018)
    Sonata II
  • Manuel M. Ponce (1882-1948)
    Sarabande e Gigue
  • Benjamin Britten (1913-1976)
    Nocturnal

 

 

 

 

 

 

Ederaldo Sueiro – paranaense, é reputado por John Mills (Inglaterra) como sendo um dos maiores talentos violonísticos dos últimos vinte anos. Em 2014, recebeu o 1º lugar no XXXIV Concurso Latino-Americano Rosa Mística (Curitiba); em 2019, venceu o II Concurso Internacional de Violão de Teresina e o III Concurso Nacional de Violão Fábio Lima (Curitiba); e, em 2022, foi o primeiro violonista a ser premiado no Concurso Eleazar de Carvalho, no Festival de Campos do Jordão.

Na área acadêmica, é Doutorando em Musicologia na UNICAMP sob orientação de Gilson Antunes. Já tocou em diversas cidades e, em seus programas de concerto, Ederaldo busca apresentar repertórios de grande profundidade, que permitam aos ouvintes uma experiência de beleza, capaz de gerar reflexão e possibilitar novas sensações estéticas.