fundo escuro. Em primeiro plano, um rapaz moreno de cabelos pretos, blusa escura de mangas longas, abraça um violão.Convidado:
Jean Lopes Baiano

6 de agosto,
às 17h
Sala de Sessões do CCJF

R$10 (R$5 meia)


A Série Violões da AV-Rio representa um dos mais importantes espaços para recitais de instrumentistas de todo o Brasil, e também da Europa e  Américas. Um dos melhores espaços para recitais de violão do país, por seu décor e acústica, desde 2010, a Sala de Sessões do CCJF abriga os concertos dessa série.

PROGRAMA

  • Iterum Nata [JL 35]*estreia
  • Sopro [JL 41]* estreia 
  • Orange Clouds [JL 36]* estreia
  • Meu Nome é Brasil [JL 17]
  • Spiritual Conflict [JL 31]* estreia 
  • Sonata nº 3 “Bluestory” [JL 25] estreia
    I – Lilás; II – Ube; III – Índigo;
    IV – Zafre; V – Azul Avermelhado


Jean Lopes Baiano é violonista, compositor e professor de música, possui Licenciatura, Bacharelado em Violão e Mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, estudando com os violonistas Paulo Inda e Daniel Wolff ao longo de sua formação acadêmica. Começou a aprender música com sua mãe, Fernanda Lopes (cantora, violonista e compositora) e seguiu os estudos formais com o professor Daniel Mendes Eilers antes de ingressar na UFRGS. Participou de diversos festivais de música, realizando masterclasses com renomados violonistas como Eduardo Isaac, Cecília Siqueira & Fernando Lima (Duo Siqueira Lima), Thomas Patterson, Gilson Antunes, Mario Ulloa e Isabel Siewers, entre outros. 

Premiado em diversos concursos, Jean foi vencedor do II Concurso Nacional Virtual de Violão da Av-Rio (2021), do Concurso Jovens Solistas Aldo Parisot da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (2021) e dos II e III Prêmios Juan Carlos Amat (2015 e 2016). Como compositor, possui obras escritas para diversas formações, desde violão solo até orquestra sinfônica. Sua música já foi tocada por Felipe Herbert (Brasil), Ramón Júnior Kercher (Brasil/Itália) e Jiji Kim (Coreia do Sul/Estados Unidos). Também dedicou obras para Octávio Deluchi (Brasil/Estados Unidos) e Joscelyn Leahy (Austrália). Jean também atua como professor de música em diversos espaços, como a plataforma de ensino musical online Groove Monster Brazil, na Casinha Kaponto em Porto Alegre (RS) e no Colégio de Aplicação da UFRGS (novembro de 2021- abril de 2022).