Recital da Série ViolÔes da AV-Rio de 23-11-2019
Nicolas de Souza Barros (13-04-2020)
Centro Cultural Justiça Federal. Centro, Rio de Janeiro.
Av. Rio Branco 241, Sala das SessÔes. 17:00.
Fernando AraĂșjo e Celso Faria: violĂ”es
Monica Pedrosa: soprano
Programa: Francisco Mignone: duos de violĂŁo âManuscritos de Buenos Airesâ e a integra das cançÔes para voz e violĂŁo.
No sĂĄbado passado – 23 de novembro de 2019 – tivemos a oportunidade de ouvir um dos programas mais originais da histĂłria da SĂ©rie ViolĂ”es da AV-Rio. Os mineiros Fernando AraĂșjo, Monica Pedrosa e Celso Faria fizeram a primeira audição no Rio de Janeiro dos âManuscritos de Buenos Airesâ de Francisco Mignone, para duo de violĂ”es, compostos pelas seguintes obras: a) âQuatro Peças Brasileiras: 1. Maroca; 2. Maxixando; 3. Nazareth; 4. Toada:, b) â 1ÂȘ Valsa Brasileiraâ; c) â2ÂȘ Valsa Brasileiraâ; d) âCançãoâ; e) âLunduâ. TambĂ©m apresentaram o cancioneiro integral para voz e violĂŁo do compositor: âChoroâ; âDialogandoâ; âO impossĂvel carinhoâ; âPardonnez moiâ; âVous reverrai-je um jour?â; âLas mujeres son las moscasâ e âNanaâ.
Os duos para violĂŁo foram descobertos por Fausto Borem, professor da UFMG, e objeto de tese de doutorado de Fernando AraĂșjo (UFMG; 2017). Compostos em 1970, apĂłs Mignone ter participado do 2° SeminĂĄrio Internacional de ViolĂŁo de Porto Alegre, sĂŁo versĂ”es de obras para piano da sua juventude e foram dedicados ao duo argentino Graciela Pomponio (1926-2007) e Jorge Martinez Zarate (1923-1993), ambos eminentes instrumentistas e pedagogos.
A â1ÂȘ Valsa Brasileiraâ Ă© uma adaptação da â2ÂȘ Valsa de esquina para pianoâ, enquanto que a â2ÂȘ Valsa Brasileiraâ Ă© adaptada da â5ÂȘ Valsa de esquinaâ. A âCançãoâ Ă© um arranjo livre de âMandinga Doceâ, uma canção sertaneja de Mignone publicada em 1930 sob o pseudĂŽnimo de Chico BororĂł; tambĂ©m existe uma versĂŁo para violĂŁo solo: âBrazilian Songâ. O âLunduâ Ă© uma adaptação de uma obra homĂŽnima para piano. As âQuatro Peças Brasileirasâ foram adaptadas de uma suĂte para piano composta quando Mignone estudou em MilĂŁo (dĂ©cada de 1920), sendo publicada em 1930 pela Editora Ricordi. Estas obras foram aproveitadas posteriormente pelo compositor em obras para para quarteto de cordas, quarteto de fagotes, e no caso dos movimentos âNazarethâ e âToadaâ, para orquestra de cordas.
Sobre a produção vocal do compositor, Fernando AraĂșjo escreve âPor vezes, as cançÔes revelam a inquietação de Mignone, que por vezes trata a voz de maneira pouco convencionalâ. âO impossĂvel carinhoâ, verdadeiro âtour de forceâ para canto, Ă© uma adaptação da âValsa de Esquina 7â para piano. âChoroâ e âDialogandoâ sĂŁo para vocalise (sem letras); âPardonnez moiâ e âVous reverrai-je um jour?â, belas criaçÔes, tĂȘm letras em francĂȘs, e âLas mujeres son las moscasâ e âNanaâ em espanhol.
Esteve presente ao concerto Sergio Abreu, um dos principais luthiers nacionais e tambĂ©m um dos maiores violonistas brasileiros das dĂ©cadas de 1960-70. Ele mencionou que apresentava com a notĂĄvel soprano Maria Lucia Godoy um grupo de obras de Mignone em diversos recitais. Estes incluĂam âO impossĂvel carinhoâ (com poema de Manuel Bandeira e dedicado justamente ao Duo Maria Lucia Godoy e Sergio Abreu), o âEstudo 2â para violĂŁo solo, assim como dois arranjos dele (Sergio) das cançÔes âNo meio do caminhoâ e âCanção de Ninarâ.
Sergio elogiou a voz de Monica Pedrosa, destacando a sua musicalidade, afinação impecĂĄvel e sonoridade aveludada em registros agudos. Para mim, os pontos altos do recital foram justamente âO impossĂvel carinhoâ e as cançÔes em francĂȘs. NĂŁo somente pela execução dos interpretes como tambĂ©m pelas texturas sonoras idealizadas pelo compositor. Estas obras precisam ser mais ouvidas em salas de concerto!
Os duos para violĂŁo receberam dos dois instrumentistas execuçÔes convincentes que indicaram a importĂąncia dessas obras, quase desconhecidas no cenĂĄrio brasileiro. Este foi um dos concertos mais memorĂĄveis da sĂ©rie desde a sua gĂȘnese em 2001, tanto pela qualidade dos intĂ©rpretes quanto a força e originalidade do repertĂłrio apresentado.