Requisitos técnicos para o uso do processo eletrônico

Sistema operacional

  • Windows XP de 32 bits com Service Pack 2 (IE v8)
  • Windows Vista de 32 ou 64 bits com Service Pack 2 (IE v8 ou v9)
  • Windows 7 de 32 ou 64 bits (IE v8, v9 ou v10)

* Sempre com as atualizações de segurança mais recentes.

O Windows 8 opera com o IE v11, ainda não homologado.

O Windows XP foi descontinuado e deixou de receber atualizações de segurança em 08/04/2014, passando a estar sujeito a vulnerabilidades significativas, sendo altamente recomendável a migração para uma versão mais atual do sistema.

Um dos requisitos para acesso aos serviços do Processo Eletrônico, é o navegador Internet Explorer, versão 8, 9 ou 10, fornecido com o sistema operacional Windows. Este navegador vem instalado normalmente na versão de 32 bits, mais estável para uso dos serviços, possuindo também versão de 64 bits.

A versão 11 do Internet Explorer ainda não foi homologada e pode apresentar instabilidades e problemas que dificultam ou impedem sua utilização.

A utilização de outros navegadores, como o Firefox ou o Google Chrome, apesar de funcionar em alguns casos, também pode apresentar problemas e instabilidades, principalmente no peticionamento e na visualização de peças.

Eventualmente, podem ocorrer problemas na instalação ou atualização do navegador e do ambiente Java, fazendo com que o Internet Explorer não funcione no processo eletrônico, embora um outro navegador possa funcionar. Essa é uma condição irregular e o usuário deve recorrer a um técnico de sua confiança para verificar seu equipamento, sistema operacional e programas utilizados, reinstalando o que for necessário para normalizar o funcionamento nos padrões recomendados para o Processo Eletrônico.

Aplicativos homologados

  • Navegador – Internet Explorer versão v8, v9 ou v10
  • Leitor de PDF – Adobe Reader 9.3 ou superior

* Sempre com as atualizações de segurança mais recentes.

Orientações importantes

Verifique os requisitos acima e recorra a um técnico de confiança se não possuir domínio sobre a instalação e configuração do sistema operacional e dos aplicativos. Se não possui experiência no uso de computadores e da internet, procure um treinamento básico.

Leia as orientações sobre o formato de arquivo aceito no peticionamento eletrônico e as orientações para a geração de arquivos PDF das petições.