Bem-vindos ao Novo Portal da Corregedoria!

Publicado em 28/08/2021

O lançamento do Novo Portal integra um conjunto de medidas que estão sendo implementadas pela Corregedoria da Justiça Federal da 2ª Região (RJ e ES) destinadas a oferecer aos cidadãos, advogados, juízes e servidores maior transparência e eficiência na prestação da Justiça.

O Novo Portal foi construído em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação do TRF2, pensando em oferecer uma boa experiência de navegação e facilitar o acesso à informação.

Características

Visual leve, navegação agradável

Hoje, moderno é ser simples; é ser claro. Por isso, simplificamos todos os menus e os botões de acesso rápido, tornando-os mais objetivos.

Eficiência na busca de informações

Reorganizamos todas as informações para tornar a navegação mais amigável, intuitiva e rápida.

Linguagem acessível

Utilizamos linguagem marcada pela oralidade, a fim de facilitar a comunicação tanto para com o público interno (juízes e servidores), como para o externo (advogados e sociedade).

Transparência

O básico é ser transparente. A transparência é um princípio que orienta todo o Portal da Corregedoria. Assim, o internauta pode fazer uso adequado e suficiente do seu direito fundamental à informação e, desse modo, se qualificar para exercer sua cidadania.

Alinhamento ao planejamento Estratégico do Poder Judiciário

O Novo Portal concretiza os objetivos Estratégicos da Justiça Federal da 2ª Região (RJ e ES), quais sejam:

  • Missão: garantir à sociedade uma prestação jurisdicional acessível, rápida e efetiva
  • Visão: consolidar-se perante a sociedade como justiça efetiva, transparente e sustentável
  • Valores: ética; respeito à cidadania e ao ser humano; sustentabilidade; transparência; qualidade; inovação; cooperação

Novidades

Ao clicar sobre um item, a informação é exibida e outros itens correlatos são dispostos em um menu lateral, agilizando o acesso a assuntos conexos.

A forma de exibição do Novo Portal adapta-se automaticamente a qualquer dispositivo de acesso (Celular, Tablet, Computador e outros), o que permite melhor navegação e visualização do conteúdo.

Disponibilizamos uma nova ferramenta de consulta de movimentação de magistrados. As informações relativas à lista de antiguidade, à lotação, à designações, às férias, à disponibilidade e aos afastamentos são buscadas em tempo real do banco de dados, propiciando maior integridade, atualidade e completude da informação.

Acrescentamos 4 novos painéis de consulta estatística e de desempenho, que irão auxiliar os gestores dos Juízos na organização de suas atividades e tomadas de decisão, além de representar importante instrumento de prestação de contas à Sociedade. São eles:  Painel de desempenho dos Juízos, Painel de desempenho dos magistrados, Painel de plano de trabalho e Relatório unificado para inspeção e correição.

Criamos o menu “Juízos Federais”. Nele podemos conhecer a competência, os contatos, o endereço (integrado ao “Google Maps”) e outras informações sobre todos os Juízos Federais do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

No menu “Serviços” o cidadão pode acessar o “Balcão Virtual” de cada Juízo, para comunicação direta. Também são disponibilizadas informações atualizadas sobre o Plantão Judiciário e Audiências de Custódia, no Rio de Janeiro e no Espírito.

Inovações acontecem para facilitar e para adequar algo ao seu tempo e às necessidades – que estão sempre mudando. Por isso, não paramos por aqui. Já estamos desenvolvendo outras ferramentas tecnológicas que serão disponibilizadas em breve.

Boa experiência!

Compartilhar: