Administração da Justiça Federal da Segunda Região para o biênio 2019/2021 toma posse no TRF2

Publicado em 04/04/2019

O Tribunal Regional Federal da Segunda Região (TRF2) deu posse, no dia 4 de abril de 2019, aos seus novos gestores, em sessão realizada no Plenário e com a presença de magistrados de primeira e de segunda instâncias. Os Desembargadores Federais Reis Friede, Messod Azulay Neto e Luiz Paulo da Silva Araújo Filho fizeram o juramento solene e assinaram os atos de posse, respectivamente, nos cargos de Presidente, Vice-Presidente e Corregedor Regional, para o biênio 2019/2021.

Dentre as autoridades que prestigiaram a solenidade, estiveram os Diretores das Seções Judiciárias do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, Juízes Federais Cristiane Conde Chmatalik e Osair Victor de Oliveira Junior, e a Procuradora-Chefe do Ministério Público Federal na Segunda Região, Márcia Morgado, que fez um breve discurso de saudação aos novos dirigentes e de agradecimento aos antecessores, na pessoa do Desembargador Federal André Fontes, que presidiu a Corte no biênio 2017/2019.

“Desejo os melhores votos de sucesso à gestão que se inicia e reafirmo aqui o compromisso institucional que une a Procuradoria Regional da República ao Tribunal Regional Federal. Também aproveito este momento para destacar o relacionamento cortês, respeitoso e parceiro que tivemos com a Presidência desta Corte, sob o comando do eminente Desembargador André Fontes”, disse Márcia Morgado.

Na segunda-feira, 8 de abril, será realizada solenidade comemorativa da posse dos novos dirigentes.

Reis Friede

O Desembargador Federal Reis Friede graduou-se em Direito pela Universidade Cândido Mendes (UCAM, Rio de Janeiro) em 1982. Exerceu a advocacia até ser aprovado em 1º lugar para o cargo de Promotor de Justiça (1986/88). Na Magistratura Federal ele ingressou em 1988, igualmente após ser aprovado em concurso público, também em 1º lugar, tornando-se, então, o mais jovem Juiz Federal do Brasil. Em 2004, Reis Friede foi promovido, por antiguidade, ao cargo de Desembargador Federal do TRF2.

Além da graduação em Direito, o Presidente do TRF2 é formado em Arquitetura (USU), Economia (UFRJ), Administração (UCAM), possui, ainda, Engenharia (UERJ/USU) e Matemática (UCAM). Tem, ainda, os títulos de Mestre em Direito do Estado pela Universidade Gama Filho – UGF e Mestre e Doutor em Direito Público pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. É também diplomado pela Escola Superior de Guerra (ESG/1991) e pela Escola de Comando do Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) e membro da Sociedade Brasileira de Direito Aeroespacial – SBDA.

Em entrevista para a revista Habeas Data, Reis Friede explicou que o Tribunal conta com o reconhecimento público pela qualidade da atuação dos Órgãos Colegiados da Segunda Instância e das Varas e Juizados Federais do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, mas que ainda há um trabalho a ser feito pela valorização da imagem institucional: “Creio que o principal papel que me cumpre será o de trabalhar pelo maior prestígio da Justiça Federal da Segunda Região”, diz o magistrado, para quem a sociedade é e será a maior beneficiária do fortalecimento da instituição.

Juízes Federais, dentre outras autoridades, compareceram à solenidade de posse no TRF2