Balcão Virtual do TRF2 já está em funcionamento

Publicado em 15/03/2021

O Tribunal Regional Federal – 2ª Região (TRF2) colocou em operação nesta segunda-feira, 15 de março, o seu Balcão Virtual, uma ferramenta digital criada para o atendimento, por videoconferência, a partes, advogados e interessados nos processos em tramitação nas Turmas e Seções Especializadas e no Plenário da Corte.

A comunicação entre o consultante e a unidade de atendimento será realizada em tempo real e o serviço funcionará durante todo o horário de atendimento ao público em dias úteis, das 12h às 17h, sem necessidade de agendamento prévio, como ocorre com os balcões de atendimento presencial do Tribunal.

O acesso ao Balcão Virtual é feito pelo portal do TRF2 (www.trf2.jus.br), onde há, na página principal, à esquerda, o ícone do novo serviço. Ao abri-lo, o usuário verá os links das unidades judiciais do Tribunal. Assim, para solicitar um atendimento remoto ele só precisará clicar no link correspondente à unidade na qual tramita sua ação.

A nova funcionalidade foi instituída e regulamentada pela Portaria TRF2 nº 91/2021, assinada no dia 8 de março pelo presidente do TRF2, desembargador federal Reis Friede. De acordo com o documento, ao ingressar na reunião, o solicitante só precisará aguardar a ordem no atendimento na sala de espera.

No caso de processos que tramitam em segredo de justiça, o advogado ou a parte deverá apresentar um documento original com foto assim que ingressar na reunião, comprovando a sua habilitação para ter acesso aos autos, sendo que os atendimentos serão gravados.

Vale observar que o Balcão Virtual não substitui o sistema de peticionamento dos sistemas de processo eletrônico da Justiça Federal da 2ª Região, sendo vedado o seu uso para o protocolo de petições, assim como não é aplicável aos gabinetes dos magistrados.

Clique para ler, na íntegra, a Portaria Nº TRF2-PTP-2021/00091.

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