CCJF e TRF2 realizam palestra ”A História da Justiça Federal”

Publicado em 01/10/2010

     O Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), em parceria com o TRF2, realizou no dia 1º de outubro a palestra “A História da Justiça Federal”, que abordou a evolução do judiciário, do Império até os dias de hoje. O evento, que aconteceu no próprio CCJF, contou com a presença do Ministro do STJ José Castro Meira, o desembargador federal André Fontes, diretor geral do CCJF, o desembargador federal aposentado Paulo Barata e o juiz federal Fabrício Fernandes de Castro.

     

Compondo a mesa, Ministro José Castro Meira, desembargador federal André Fontes e desembargador federal aposentado Paulo Barata

Compondo a mesa, Ministro José Castro Meira, desembargador federal André Fontes

e desembargador federal aposentado Paulo Barata
 

    

    O desembargador André Fontes abriu a palestra falando sobre a importância do evento que põe em pauta a história da Justiça Federal, contribuindo para a sua preservação. Em seguida, o Ministro José Castro Meira lembrou que  grande parte da história da Justiça se confunde com a historia pessoal dos magistrados brasileiros, enquanto o Dr. Paulo Barata, segundo presidente da história do TRF2, tendo um papel importante na estruturação do Tribunal, falou sobre a criação da Justiça Federal no âmbito do antigo estado do Rio de Janeiro.

      Também estiveram presentes Regis Fichtner, representante do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o desembargador federal José Neiva, do TRF2, o desembargador Marco Aurélio Bellize, do TJ/RJ, Ricardo Nascimento, presidente da Ajufespe, Anderson Furlan, presidente da Apajuspe, e os juízes federais Eduardo André Brandão e Artur Diniz Borges, da Justiça Federal do Rio de Janeiro.

     A palestra fez parte do “II Encontro dos presidentes das Associações de Juízes Federais”, organizado pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Ajuferjes).

       O CCJF fica na avenida Rio Branco, 241, centro do Rio de Janeiro.
 
 

Ministro José Castro Meira: “Parte da história da Justiça Federal se confundecom nossas histórias pessoais, nossos sonhos, aspirações e angústias”
Ministro José Castro Meira: “Parte da história da Justiça Federal se confunde
com nossas histórias pessoais,
nossos sonhos, aspirações e angústias”

Compartilhar: