CCJF reinicia atividades presenciais com mostras sobre Dante e sobre mulheres no sistema prisional

Publicado em 28/10/2021

O Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) abriu as portas nesta quarta-feira, 27/10, para duas mostras fotográficas: “O Inferno de Dante e Riviere”, de Valentina Vannicola, realizada em parceria com o Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro (IIC/RJ), e “Ausência – Correspondência Fotográfica”, de Nana Moraes, com curadoria de Milton Guran.

As exposições marcam o retorno das atividades presenciais do espaço, que ficaram suspensas desde março de 2020, por conta da pandemia de Covid-19.  A reabertura ao público no prédio histórico da Cinelândia, no Centro do Rio, segue vários protocolos de segurança sanitária, sendo, inclusive, exigida apresentação de comprovante de vacinação dos visitantes.

A diretora do IIC/RJ, Livia Raponi, explica que a mostra “O Inferno de Dante e Riviere” integra as comemorações da Semana da Língua Italiana que, na edição deste ano, lembra os 700 anos da morte do poeta Dante Allighieri: “São uma série de fotografias encenadas, alusivas à obra imortal de Dante. As imagens foram captadas na Itália pela artista, que agora faz sua primeira exposição no Brasil”, conta e acrescenta: “O CCJF, local que acolhe a exposição, é um prédio belíssimo, absolutamente digno de visita, e um motivo a mais para visitar a mostra”.

Já sobre o trabalho de Nana Moraes, o curador Milton Guran relata que a exposição é resultado de um projeto de imersão da artista em um presídio feminino, onde interagiu com detentas que deixaram filhos do lado de fora da instituição. As peças expostas tratam da  dor da separação: “É um trabalho visceral de grande envolvimento pessoal. Um trabalho ao mesmo tempo dilacerante e belíssimo”, resume.

O aposentado Pedro Marques, um dos visitantes que prestigiaram a abertura, concorda: “Fiquei muito emocionado com a capacidade da Nana de captar o sofrimento, mas de uma maneira delicada. Com certeza vale a visita”, declarou.

 

Livia Raponi e Evandro Salles, assessor de relações institucionais do CCJF

 

Milton Guran e Nana Moraes
Compartilhar: