CJF lança primeiro módulo do Sistema Eletrônico de Recursos Humanos no ambiente da NUJUFE*

Publicado em 23/08/2022

Na sessão ordinária de julgamento realizada na segunda-feira (22/8), o Colegiado do Conselho da Justiça Federal (CJF) assistiu a uma apresentação sobre o lançamento do primeiro módulo do Sistema Eletrônico de Recursos Humanos (SERH) no ambiente da Nuvem da Justiça Federal (NUJUFE). Neste primeiro momento, estará disponível no ambiente o módulo de cadastro do SERH.

O SERH foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e, desde 2021, com a aprovação da Resolução CJF n. 696/2021, tornou-se um sistema corporativo nacional e a única ferramenta informatizada para a gestão de quadro de pessoal do CJF e da Justiça Federal de 1º e 2º graus. O uso da plataforma visa garantir uma gestão administrativa menos onerosa e mais eficiente, com a automatização de procedimentos e dos processos de trabalho.

Na segunda-feira, o coordenador da Comissão de Implantação do SERH e subsecretário de Provimento e Alocação de Pessoas (SUPAV) do CJF, Frederico Augusto Costa de Oliveira, apresentou aos integrantes do Pleno uma visão geral do andamento do plano de implantação do Sistema. Segundo ele, a fase de adaptação do SERH para a implantação no Conselho está 40,04% concluída, contabilizando um esforço realizado de mais de 4 mil horas. O Sistema deverá ser implantado em todas as unidades administrativas da Justiça Federal até 31 de dezembro de 2026, com o cronograma de implantação nos TRFs definido pelo CJF.

O ministro Humberto Martins agradeceu ao subsecretário e a sua equipe pela explanação acerca desse novo marco do SERH. “As nossas homenagens, pelo Conselho da Justiça Federal, que é integrado pelos ministros e ministras do Superior Tribunal de Justiça e, também, pelos presidentes do Tribunais Regionais Federais, pela Ajufe e OAB. Vamos trabalhar juntos, sempre no sentido do engrandecimento da Justiça Federal no campo administrativo, mas, sobretudo, neste campo muito importante que é o de Recursos Humanos”, afirmou o presidente do CJF.

Próximos passos

A previsão é que, no âmbito do CJF, a migração seja concluída em dezembro de 2022. A partir de 1º janeiro de 2023, será iniciada uma operação em paralelo, que consistirá no preenchimento simultâneo de dados no SERH e no antigo sistema utilizado pelo Conselho, o Sistema de Gestão de Recursos Humanos (SGRH). A ação verificará se as informações inseridas no novo Sistema estão em uniformidade com o anterior, e estará em andamento até que o SERH esteja em pleno funcionamento.

Para a adequada implantação do Sistema, já foram promovidas três reuniões de imersão no âmbito do CJF e dos TRFs da 2ª e da 3ª Região, e, entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro deste ano, será promovida outra reunião no TRF4. Os encontros acontecem no formato hands-on, ou “mão na massa”, e visam capacitar os desenvolvedores e envolvidos com o projeto nacional, no que se refere à resolução de demandas e ao domínio da arquitetura do Sistema, além do maior entrosamento e engajamento da equipe.

Sobre a NUJUFE

Em 28 de junho de 2021, o Conselho da Justiça Federal aprovou a Resolução CJF n. 716, instituindo o modelo de governança, gestão e operação da Nuvem da Justiça Federal, com a finalidade de atender ao macrodesafio de melhoria da infraestrutura e governança de Tecnologia da Informação. Trata-se de uma infraestrutura computacional hiperconvergente para processamento e disponibilização dos sistemas nacionais.

*Fonte: CJF

Compartilhar: