Com sede compartilhada, Justiça Federal do Espírito Santo estima economizar 50% das despesas de custeio em Colatina*

Publicado em 09/01/2020

A Vara Federal de Colatina, no interior do Estado do Espírito Santo, voltou do recesso judiciário atendendo em nova sede. O edifício fica na Av. Brasil, nº 232, Bairro Lacê, na margem do Rio Doce, oposta ao centro de Colatina, próximo à ponte. O prédio é compartilhado com o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Trabalho.

O compartilhamento é regido por um Acordo de Cooperação firmado em 20/02/2019, através do qual foram divididas as responsabilidades sobre o custeio da sede, que inclui aluguel, segurança, limpeza, manutenção predial, impostos prediais, manutenção de elevador, recepcionista, energia e água das áreas comuns, internet e outros.

Na ocasião do acordo, a Justiça Federal previa uma despesa em 2019 de aproximadamente R$ 830 mil de custeio com a antiga sede colatinense. Com o compartilhamento, espera-se uma economia em torno de 50% nas despesas a partir de 2020.

 

Nova sede em Colatina

 

Melhorias

De acordo com o diretor de Obras e Manutenção da Justiça Federal do ES, o engenheiro Carlos Chaves Damásio, “além da economia, fundamental para fazer frente às restrições orçamentárias impostas aos três órgãos, e do caráter inovador do modelo de compartilhamento de uso, o novo prédio trará uma série de benefícios para os servidores e jurisdicionados: aumento da área, auditório compartilhado, maior facilidade de estacionamento externo, recepção integrada, banheiros acessíveis separados por gênero em todos os pavimentos, nova sinalização tátil e visual, maior número de vagas internas, área de custódia, novo sistema de ar condicionado mais econômico e melhorias na segurança”.

O projeto foi elaborado em parceria pelas áreas técnicas dos três órgãos. Os custos da reforma e dos projetos executivos ficaram a cargo dos proprietários.

A mudança para a nova sede foi realizada durante o recesso judiciário, com o empenho de servidores que trabalharam em regime de plantão, evitando transtornos aos usuários.

Colatina é uma cidade de 1.416 quilômetros quadrados, com cerca de 123 mil habitantes, sendo 88% na área urbana e 12% na zona rural. Localizada no centro do Estado, a cidade registra a maior potencialidade econômica da região Norte. Situada no Vale do Rio Doce, está a 130 quilômetros de Vitória, capital do Espírito Santo.

 

Colatina

 

*Fonte: SJES

Compartilhar: