Desembargador federal Abel Gomes participou 26/5 de sua última sessão no TRF2

Publicado em 26/05/2021

“Aprendi muito durante os 28 anos em que exerci a magistratura federal. Foi uma experiência grandiosa”. Com essas palavras, o desembargador federal Abel Gomes iniciou a fala com que se despediu de seus pares da 1ª Turma Especializada, na sessão desta quarta-feira, 26 de maio. No próximo dia 1º, o magistrado se aposenta, após 12 anos de atuação na primeira instância da Justiça Federal do Rio de Janeiro e 16 como membro do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2).

Na última sessão em que vestiu a toga de desembargador, Abel Gomes dirigiu agradecimentos aos seus colegas da Corte, nas pessoas do decano do TRF2 e presidente da 1ª Turma Especializada, desembargador federal Paulo Espirito Santo, e do desembargador federal Ivan Athié. O magistrado também agradeceu aos servidores do Tribunal, aos funcionários terceirizados e, em especial, aos servidores de seu gabinete, pelo apoio prestado ao longo dos anos: “Estiveram sempre ao meu lado em todos os desafios, que não foram poucos”, declarou.

Abel Gomes prestou ainda homenagens ao juiz federal Gustavo Arruda, que atuou em auxílio ao seu gabinete nos últimos três anos, ao Ministério Público Federal, na pessoa do procurador da República Sidney Madruga, e aos advogados públicos e privados com quem conviveu ao longo da carreira.

O desembargador concluiu com uma conclamação aos presentes na sessão realizada por videoconferência, para que mantenham a confiança no Direito e na Justiça: “Gostaria de deixar uma reafirmação de fé, um voto de esperança no Direito e naquilo que é o seu fim, a Justiça, lembrando a lição do professor Eduardo Couture [jurista uruguaio], que em seu famoso decálogo aos advogados escreveu que o Direito é o que torna o convívio social possível”.

Em seguida, dirigiram votos de sucesso e agradecimentos ao colega que se despede da magistratura os desembargadores federais Paulo Espírito Santo e Ivan Athié, o procurador da República Sidney Madruga, o juiz federal Gustavo Arruda e o diretor da 1ª Turma Especializada, Sandro Viegas.

 

Compartilhar: