Desembargador federal Ricardo Teixeira, presidente do TRF4, despede-se do Colegiado do CJF*

Publicado em 30/05/2023

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, participou, na segunda-feira (29/5), de sua última sessão ordinária na condição de membro efetivo do Colegiado do Conselho da Justiça Federal (CJF), em decorrência do término de seu mandato no dia 23 de junho. A sessão aconteceu na sede do TRF4, em Porto Alegre.

Na ocasião, a presidente do Conselho, ministra Maria Thereza de Assis Moura, destacou o qualificado currículo do magistrado e lhe agradeceu pelo seu desempenho no CJF e na Justiça Federal: “Todos nós do Conselho somos testemunhas da sua reconhecida experiência e sabemos que o senhor desempenhou suas funções com sabedoria, serenidade e rigor técnico, sempre demonstrando compromisso com o aperfeiçoamento da Justiça Federal”, saudou a ministra.

Ricardo Teixeira agradeceu ao Colegiado do CJF pela troca de experiências em busca do aperfeiçoamento da Justiça brasileira. “Nós sempre procuramos, mesmo em meio a divergências, construir o melhor para a Justiça Federal brasileira. Minha passagem pelo Conselho reafirmou mais uma vez que, quanto mais conversarmos e trabalharmos em conjunto melhor faremos pela Justiça brasileira”.

O desembargador federal recebeu uma placa por sua dedicação à magistratura e por sua atuação para o fortalecimento da Justiça Federal.

Homenagens

O presidente do TRF2, desembargador federal Guilherme Calmon, desejou sucesso na nova etapa da carreira do desembargador Ricardo Teixeira e expressou “uma grande alegria de ter participado como integrante do Conselho junto com o magistrado e de ter compartilhado as sessões na sua companhia, que sempre se mostrou atento a todos os detalhes e a todas as questões de fato e de direito ligados aos procedimentos que tramitam no CJF”.

A subprocuradora-geral da República Ana Borges Coelho Santos agradeceu a convivência e gentileza do presidente do TRF4: “em nome do Ministério Público Federal gostaria de agradecer sua contribuição ao Conselho e desejar que continue tendo sucesso em suas atividades como magistrado”, desejou a subprocuradora.

O secretário-geral do CJF, juiz federal Daniel Marchionatti, destacou o desempenho do homenageado. “O desembargador Ricardo, para mim, é um grande magistrado e administrador. Foi um privilégio poder conviver com ele de uma forma mais próxima no Conselho da Justiça Federal. Em nome do CJF registro meu agradecimento por sua brilhante gestão”, afirmou o secretário-geral.

Em nome da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o advogado Felipe Sarmento Cordeiro cumprimentou o magistrado “que sempre teve muito respeito pela OAB e foi um gestor exemplar que sempre atendeu à advocacia com diálogo institucional”. Na sequência o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), juiz federal Nelson Alves, descreveu o desembargador Ricardo Teixeira como “um grande exemplo de cordialidade, discrição, comprometimento, simplicidade e eficiência”.

*Fonte: CJF

Compartilhar: