Fundação Cidade das Artes sedia “Seminário Rio TEAMA 2019 – Autismo tem tratamento”, em abril*

Publicado em 12/03/2019

Em comemoração ao Dia Internacional da Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day), estabelecido pela ONU como sendo o dia 2 de abril, a Fundação Cidade das Artes (Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro) vai sediar nos dias 2 e 3 de abril de 2019, das 10h às 20h, o “Seminário Rio TEAMA 2019 – Autismo tem tratamento”, evento que tem o objetivo de informar à sociedade sobre o TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) para conscientização da importância de diagnosticar, tratar e inserir as pessoas autistas na sociedade, reduzindo o preconceito que ainda existe.

“A ciência do autismo: do entendimento neuro biológico até os tratamentos efetivos. O que devemos saber?”

Palestrantes:

Dr. Eduardo Faveret – Renomado em neurologia e pediatra, com larga experiência em Exames e procedimentos, tais como: Avaliação Neuropsicológica Infantil EEG (Electroencefalograma), Tratamento Cirúrgico da Epilepsia, Tratamento Cirúrgico da Epilepsia Temporal, Tratamento com canabidiol, Tratamento da epilepsia, Tratamento do TDAH, Abuso de Maconha Epilepsia.

Dr. Jair Luiz de Moraes – Mestre em Medicina / Neurologia pela Universidade Federal Fluminense (1976). Ex-Presidente da ABENEPI / Nacional – Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria infantil e Profissões Afins. Diretor técnico do CETE – Centro de Educação e Terapia Especializada. Membro do Comitê de Neurologia da SOPERJ – Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro. Membro da SBNI- Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil. Ex- Membro Docente do curso de Saúde Mental e de Neuropsicologia da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Experiência de 40 anos na área de Medicina, com ênfase em Neurologia Infantil.

Diogo Lovato – Biomédico formado pela Escola Paulista de Medicina, com doutorado em Biologia Molecular pela UNIFESP e pós-doutorado pelo Laboratório Nacional de Biociências (CNPEM) em colaboração com o Structural Genomics Consortium da Universidade de Oxford (Inglaterra) e foi pesquisador associado do Structural Genomics Consortium da Universidade de Toronto (Canadá). Tem experiência em estudos funcionais e estruturais de genes e proteínas, e atualmente é Clinical Genomics Variant Scientist da Tismoo, onde desenvolve trabalhos em genômica, genética clínica e modelos genéticos do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Dra. Graciela Pignatari – Ph.D, bióloga com Mestrado e Doutorado em Biologia Molecular pela UNIFESP, é sócia fundadora do startup de biotecnologia TISMOO.

Dra. E. Kátia Moritz – Ph.D. psicóloga formada pela PUC-RJ, também possui licença para os estados da Flórida e UTAH, nos EUA, onde é diretora clínica do Instituto Neurocomportamental (NBI). Possui o “Board Certified” em Psicologia Cognitiva e Comportamental.

Dra. Denise Hardt – psicóloga, doutora em Psicologia Clínica pela USP, Mestre em Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) pela PUCCAMP, concluiu sua formação BCBA (Board Certified Behavior Analyst), possui o CMHP (Certificado de Mental Health Professional e RBT (Registro de Behavior Technician), é a coordenadora clínica de pacientes internacionais no NBI (Neurobehavioral Institute), em Weston, Flórida, EUA.

Dra. Janessa Dominguez – psicóloga com especialização em Administração na Nova Southeastern University, analista comportamental BCBA (Board Certified Behavior Analyst), terapeuta de casal e família (Licensed Marriage and Therapist – LMFT), conferencista internacional na área do TEA, comportamento e sistema familiar, tem larga experiência em lidar com comportamentos difíceis e desenvolver comportamentos apropriados.

Dr. Paulo Liberalesso – MD, Phd – médico do Departamento de Neuropediatria do Hospital Pequeno Príncipe, Mestre em Neurociência, Doutor em Distúrbios da Comunicação Humana, pós-graduado em Epileptologia e Neurofisiologia, é sócio fundador do CERENA (Centro de Reabilitação Neuropediátrica), no Hospital Menino Deus.

Dr. Alysson Muotri  – Phd-  biólogo, professor da Escola de Medicina da UCSD (Universidade da Califórnia em San Diego), cientista renomado e especializado em células-tronco, responsável pelo laboratório de alta tecnologia nos EUA (Muotri Lab), onde realiza pesquisas com mini-cérebros, com vistas à reversão dos quadros de TEA, ganhador de diversos prêmios internacionais, figura pública nas redes sociais, onde tem cerca de 30.000 seguidores. (Palestra gravada)

Nicolas Brito Sales – palestrante autista, autor de livros, e grande disseminador da causa autista junto ao público através de vídeos gravados com famosos como Alysson Muotri, Fabio Porchat dentre outros.

Anita Brito – mestre em Dialogismo e Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduada em Tradução e Língua e Literatura Inglesa e Norte Americana pela PUC-SP, é doutoranda pela USP EM Neurociência e estudos sobre TEA (Transtorno do Espectro do Autismo).

Alexsander Sales – administrador de empresas formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, tem MBA em Logística Empresarial e ministra cursos e palestras no Brasil e exterior sobre a inclusão das pessoas com TEA no âmbito social e escolar.

 

Programação:

Dia 2/4/19, terça-feira

9h – 10h – inscrições e credenciamento.

10h – 11h30  Dr. Paulo Liberalesso: “comportamentos autísticos: compreendendo os fundamentos, sinais e os sintomas e as mobilidades de tratamento”.

11h45 – 13h30 – Kátia Moritz: “as crendices e lendas sobre o Autismo”.

13h30 – 15h – intervalo para almoço.

15h – 16h30 Denise Hardt: “tratamento baseado em evidências”.

16h30 – 17h  Vamos sobreviver: inspiração para pais e profissionais.

17h – 17h45 – Diogo Ventura Lovato: “genética e Autismo”.

17h45 – 19h – Graciela Pignatari e Alysson Muotri (palestra gravada): “como os mini-cérebros humanos podem recapitular aspectos funcionais do cérebro em desenvolvimento”.

19h – 20h – Eduardo Faveret: “Tratamento com Canabidiol e experiências no Brasil”.

 

Dia 3/4/19, quarta-feira:

10h – 11h30 – Kátia Moritz: treinamento dos Pais.

11h30 – 12h – Aperitivos: manejo da Ansiedade no TEA.

12h – 13h30  Roda de conversa (perspectiva): como o presente vai influenciar o futuro das crianças com TEA (com Dr. Paulo Liberalesso, Dr. Jair Moraes e profissionais convidados).

13h30 – 15h – intervalo para almoço.

15h – 17h – Dra. Janessa Dominguez : “manejo de comportamentos agressivos e de prevenção e o impacto no funcionamento do autista”

17h – 19h – Família Brito Sales: Nicolas Brito Sales (“TUDO O QUE EU POSSO SER”), Anita Brito (“TEA e Neurociência”) e Alexsander Sales (“O papel do pai e a superação da família”).

19h – 20h – Encerramento e carta de compromisso (participantes criarão um documento de mudanças pessoais que vão se comprometer a fazer para modificar suas próprias dificuldades de lidar com pacientes ou familiares).

Para obter mais informações e se inscrever no evento, clique no link.

 

 

 

*Com informações da Fundação Cidade das Artes

Compartilhar: