“I Encontro Nacional de Sustentabilidade” apresentará boas práticas da Justiça Federal*

Publicado em 05/04/2022

Seguem abertas as inscrições para o “I Encontro Nacional de Sustentabilidade da Justiça Federal”, a ser realizado no dia 28 de abril, das 9 h às 17 h, via webconferência. O evento será promovido pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), por intermédio da Secretaria de Estratégia e Governança (SEG), com apoio do Centro de Estudos Judiciários (CEJ). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio de formulário on-line.

A webconferência contará com painéis que debaterão os seguintes assuntos: compras públicas sustentáveis, política de sustentabilidade, futuro da sustentabilidade nas organizações, treinamento e educação em sustentabilidade, energia e gestão de resíduos e plano de compensação ambiental (Resolução CNJ n. 400/2021).

O evento tem por objetivo proporcionar maior alcance da Política de Sustentabilidade da Justiça Federal (PSJF), com a participação de magistrados e servidores, a fim de compartilhar as boas práticas e experiências que aprimorem as atuações das unidades da Justiça Federal e que sirvam de subsídios para a atualização da PSJF.

Programação

A primeira conferência do dia terá como tema “Compras públicas sustentáveis: novos paradigmas do Direito Europeu”, a ser ministrada pela professora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e catedrática convidada da Universidade Católica Portuguesa, Maria João Estorninho, que também é integrante do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais de Portugal.

Na sequência, o CEO e fundador da consultoria Ideia Sustentável e membro do Conselho da Virada Sustentável, Ricardo Voltolini, apresentará o “Prognóstico da sustentabilidade em um cenário de pós-pandemia. Outros trabalhos, novas organizações”.

À tarde, a professora do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB), Izabel Zaneti, discorrerá sobre o tema “A abordagem socioambiental na educação em ciências como caminho para a construção da cidadania na sociedade de risco”.

O debate sobre “Justiça Federal e a crise hídrica e energética no país. Novas fontes, outras soluções”, ficará a cargo da coordenadora-geral de Eficiência Energética do Ministério de Minas e Energia (MME), Samira Sana Fernandes de Sousa Carmo.

A última palestra do dia abordará o tema “Plano de Compensação Ambiental – Resolução CNJ 400/2021 – O que é? Para que serve? Quais itens compõem? Como fazer e implementar o PCA?”, e será conduzida pela professora do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UnB, Conceição de Maria Albuquerque Alves.

Consulte a página do evento.

Prêmio

Durante o I Encontro, que contará com transmissão ao vivo pelo canal do CJF no YouTube, será realizada a entrega do “Prêmio de Sustentabilidade da Justiça Federal”. Instituída pela Portaria CJF n. 61/2022, a premiação visa identificar e disseminar práticas inovadoras, criativas e bem-sucedidas de sustentabilidade da Justiça Federal. O prazo para o envio de trabalhos encerrou-se no dia 25 de março.

*Fonte: CJF

Compartilhar: