Janeiro Roxo: mês de conscientização e combate à hanseníase*

Publicado em 17/01/2024

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) adere à Campanha Nacional de Prevenção à Hanseníase, realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Entre os objetivos da campanha Janeiro Roxo estão: alertar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoces da doença, informar sobre as opções terapêuticas disponíveis na rede pública e combater o estigma e preconceito em relação aos portadores da hanseníase.

No Brasil, cerca de 30 mil novos casos da doença são detectados todos os anos. É um dado alarmante, cujo enfrentamento depende da capacitação contínua dos profissionais de saúde, da conscientização da população sobre as características da doença para o diagnóstico precoce e, por fim, da implementação plena de políticas públicas, capazes de superar tais desafios.

Mas o que é hanseníase?

A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium Leprae ou bacilo de Hansen, tendo sido identificada no ano de 1873 pelo cientista Armauer Hansen.

Quais os principais sintomas?

– Manchas mais claras, vermelhas ou mais escuras na pele;
– Redução da sensibilidade no local associado à perda de pelos e de transpiração;
– Surgimento de dormência, fraqueza muscular e retrações (garra) dos dedos, com desenvolvimento de problemas físicos, quando o nervo de uma área é afetado .

Conheça o tratamento

O tratamento da hanseníase está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Varia de seis meses, nas formas paucibacilares (referentes a doentes que apresentam poucos ou nenhum bacilo em seus exames) a um ano, nas formas multibacilares (referentes àqueles que apresentam muitos bacilos e são os responsáveis pela transmissão da doença).

No entanto, é importante destacar que, após o início da medicação, o paciente irá parar de transmitir a doença, não devendo ser afastado da sociedade. O tratamento é eficaz e cura. Caso a hanseníase não seja tratada, pode deixar sequelas, daí a importância do diagnóstico precoce o do tratamento correto.

 

 

*Fonte: SBD

Compartilhar: