Judiciário recebe anuários da Justiça e propõe Metas Nacionais*

Publicado em 27/08/2018

Presidentes de tribunais de todo o Brasil e ramos de Justiça, integrantes da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, responsáveis pela área de Gestão Estratégica e servidores da área de estatística se reúnem nesta segunda-feira (27/8) na Reunião Preparatória para o XII Encontro Nacional do Poder Judiciário. O evento, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), acontece até terça-feira (28/8), em Brasília.

De acordo com a programação, disponível aqui, o evento será aberto pela ministra Cármen Lúcia, presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF). A palestra de abertura, em seguida, será feita pelo médico e professor Dráuzio Varella, com o tema “Saúde como direito”.

Nesta segunda-feira, também será divulgado o Relatório Justiça em Números 2018, a principal fonte das estatísticas oficiais do Poder Judiciário desde 2004, que reúne dados de 90 tribunais. O relatório traz o detalhamento da estrutura e litigiosidade do Poder Judiciário, além dos indicadores e análises essenciais para subsidiar a gestão judiciária brasileira.

Outros dois anuários serão distribuídos: a segunda edição do Supremo em Ação, com estatísticas das atividades do Supremo Tribunal Federal (STF), e a primeira edição do CNJ em Números, com dados do próprio Conselho Nacional de Justiça e que completa a coleção estatística da Justiça brasileira.

Na terça-feira, ao final da reunião preparatória, também serão apresentadas as sugestões de Metas Nacionais para 2019 por segmentos de Justiça.

Workshop de estatística

No dia 28 de agosto, está programado, durante a reunião preparatória, o Workshop de Estatística, organizado pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do CNJ, em que será discutido o aprimoramento dos indicadores do Relatório Justiça em Números. A abertura do workshop será feita pela professora Maria Tereza Sadek, diretora executiva do DPJ.

*Fonte: CNJ

Compartilhar: