Ministra Maria Thereza preside sua primeira sessão de julgamento no CJF

Publicado em 19/09/2022

A presidente do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidiu, na segunda-feira (19/9), sua primeira sessão ordinária de julgamento do Colegiado. Essa também foi a primeira sessão do ministro Og Fernandes no cargo de vice-presidente do CJF. A ministra Maria Thereza afirmou se sentir honrada em estar na companhia de todos os integrantes do Conselho: “Tenho certeza de que teremos uma gestão bastante profícua e de que a colaboração de todos permitirá que possamos aprender neste nosso novo agir aqui no Conselho da Justiça Federal”.

O primeiro a pedir a palavra, o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), juiz federal Nelson Alves, saudou a trajetória da presidente do CJF: “Vossa Excelência, de vastíssimo currículo acadêmico, e incomparável atuação como advogada e magistrada, muito engrandecerá a Justiça Federal. Desejo sucesso e conte sempre com a Ajufe”. O juiz federal também desejou boas-vindas ao ministro Og Fernandes: “Temos absoluta certeza de que Vossa Excelência igualmente contribuirá de forma decisiva para o avanço e aprimoramento da Justiça Federal”.

A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Assusete Magalhães, integrante do Conselho, desejou um biênio de sucesso e êxito aos ministros Maria Thereza de Assis Moura e Og Fernandes, e ressaltou a importância da presença feminina na presidência do CJF: “Pela segunda vez este Conselho é conduzido por uma mulher que tem todas as condições para presidir muito bem este Órgão. E tudo isso revela que nos tempos atuais a Justiça também pode ser feminina”.

A subprocuradora-geral da República Ana Borges Coelho Santos, representante do Ministério Público Federal (MPF) no Colegiado, se colocou à disposição da nova gestão, exaltando a presidência da ministra Maria Thereza. “Encontrar mulheres nessas posições de destaque e de relevância para o País é de extrema satisfação. Gostaria de dizer que o Ministério Público Federal está, como sempre, aberto ao diálogo e para ajudar no que for possível para que a Justiça aconteça”.

A presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargadora federal Mônica Sifuentes, expressou satisfação em receber a presidente do Conselho. “Essa nova gestão, que coincide com a instalação do TRF6, traz para todos nós o dinamismo e a efetividade que Vossa Excelência tem empregado no julgamento dos processos. Tenho certeza que prezará pela efetividade e pela prestação jurisdicional mais prática”, afirmou a magistrada.

A presidente do TRF3, desembargadora federal Marisa Santos, também destacou seu contentamento: “Registro a satisfação que todas nós magistradas temos de ter uma mulher na presidência do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho da Justiça Federal no momento em que os astros conspiraram para que o Supremo Tribunal Federal também seja presidido por uma mulher”.

Os membros do Colegiado felicitaram e deram as boas-vindas, ainda, ao novo secretário-geral do Conselho, juiz federal Daniel Marchionatti.

*Fonte: CJF

Compartilhar: