MPF e Santuário Cristo Redentor celebram Dia do Ministério Público com a presença do desembargador Guilherme Calmon*

Publicado em 15/12/2022

No dia 14 de dezembro, Dia Nacional do Ministério Público, a data foi celebrada de forma singular: pela primeira vez, o Cristo Redentor exibiu uma iluminação diferenciada, em azul (cor oficial do órgão), para relembrar o dia e a instituição atuante em todo o país. Com o apoio do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, houve uma cerimônia com integrantes do Ministério Público Federal (MPF) e outras autoridades convidadas, como o vice-presidente do TRF2, no exercício da Presidência, desembargador federal Guilherme Calmon, fazendo da iluminação do cartão-postal, uma forma de reconhecer a contribuição da instituição estatal à sociedade brasileira.

 

“Após períodos difíceis não só no país, temos uma oportunidade de estreitarmos laços pessoais e profissionais para uma atuação ainda mais eficaz e eficiente em prol da sociedade”, afirmou o procurador-chefe do MPF na 2ª Região (RJ/ES), Artur Gueiros, que considerou oportuno celebrar a data num monumento que é um símbolo do país. “A representação do Cristo de braços abertos a todos traz uma mensagem de amor, tolerância e respeito à diversidade que é ecumênica. Seja qual for a religião de cada um, ele é um símbolo de comunhão e a união deve ser enaltecida após tempos de polarização como os recentes.”

 

 

A solenidade foi conduzida pelo reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, e teve a presença do Coro da Princesa. “Celebramos a importância dessa grande instituição nacional, que fiscaliza a lei atuando nas áreas cível, criminal e eleitoral, e de todos os servidores que nela trabalham”, destacou Padre Omar.

 

 

Dia Nacional do Ministério Público

O Ministério Público tem alcance nacional e atua nos distintos ramos do Judiciário via Ministério Público da União (MP Federal, do Trabalho, Militar e do DF e Territórios) e MPs Estaduais. O 14 de dezembro foi fixado Dia do MP pela Lei Orgânica Nacional da Instituição (Lei 8.625/1993, art. 82).

*Com informações do Ministério Público Federal na 2ª Região (RJ/ES)

Compartilhar: