Nota de esclarecimento

Publicado em 01/09/2019

A propósito da nota publicada em O Globo, no domingo, 1º de setembro, na coluna do jornalista Lauro Jardim, sob o título “Meio milhão”, o Tribunal Regional Federal – 2ª Região (TRF2) vem a público esclarecer que não comprará – e nunca pretendeu comprar – os dois veículos citados na nota, para transporte do atual presidente da corte.

Na verdade, o tribunal adquiriu por licitação, no ano de 2018, um único automóvel da marca Hyundai Santa Fé. Não há previsão para aquisição de outra unidade.
Trata-se de viatura blindada para uso em ações de escolta pelo Gabinete de Segurança Institucional do TRF2 e não para traslado, cabe reiterar, do atual presidente, que só tomou posse no cargo em abril de 2019.

Também é necessário observar que a licitação do bem, como todas as aquisições do tribunal, foi devidamente autorizada pelo Conselho da Justiça Federal e que as especificações do veículo foram definidas segundo critérios técnicos, em razão da função a que se destina.

O TRF2 está disponível para prestar todo e qualquer esclarecimento à imprensa e, sobretudo, à sociedade, acerca de seus atos, em obediência ao dever constitucional de transparência da administração pública. A instituição, no entanto, não foi procurada previamente à publicação da notícia.

Sendo assim, o tribunal reitera seu compromisso de estar acessível para prestar as necessárias informações em futuras pautas, ao tempo em que lamenta que um profissional reconhecido nacionalmente por seu trabalho sério, relevante e de indiscutível qualidade, e que integra a equipe jornalística de um dos veículos de comunicação mais importantes do país, tenha deixado de apurar a verdade dos fatos antes da divulgação de matéria capaz de induzir o leitor ao equívoco.

Compartilhar: