Presidente do TRF2 abre fórum Direito e Inovação no CCJF

Publicado em 29/08/2019

O presidente do Tribunal Regional Federal – 2ª Região (TRF2), desembargador federal Reis Fride, conduziu, na manhã do dia 28 de agosto, a abertura do fórum Direito e Inovação, no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF). Também compôs a mesa de abertura o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Anderson Ribeiro Correia.

A proposta do evento foi a de colocar em debate a pesquisa acadêmica realizada a partir de dados do próprio Judiciário e com o apoio de novas ferramentas tecnológicas, a fim de promover o aperfeiçoamento da jurisdição e a celeridade processual.

O encontro contou com o apoio de instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas, como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), a Universidade Santa Úrsula (USU), o Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam) e o Centro Universitário Unicarioca. Além de acadêmicos, a plateia foi prestigiada por estudantes e autoridades, como o brigadeiro intendente Tirre Freire, que é vice-reitor da Universidade da Força Aérea e que também tem sede no Rio de Janeiro.

Em sua fala, Reis Fride destacou a importância dos estudos sobre o tema em razão da sua abrangência e da sua relevância no dia a dia dos cidadãos: “O Direito está presente na vida das pessoas, regulando as relações sociais e econômicas. A sua prática tem a ver com questões fulcrais do ser humano, como a liberdade e a dignidade”.

Ainda na abertura, o presidente, que também é pesquisador e docente, dirigiu agradecimentos aos participantes e ao diretor-geral do CCJF, desembargador federal Ivan Athié, pelo amplo suporte ao evento. Ele concluiu sua apresentação afirmando a necessidade de o Brasil investir seriamente em inovação, reduzindo a distância que separa o país de nações que são referência nesse campo, como os Estados Unidos da América: “Não tenho dúvida de que ainda há tempo de alcançarmos o trem da história e acredito que este fórum representa um esforço em tal sentido”, disse e completou: “Estamos fazendo nosso papel para mudar o Brasil, ajudando a rever velhas práticas e a abrir novos caminhos”, comemorou.

Na sequência, o presidente da Capes apresentou o trabalho realizado pela instituição e fez uma análise das estatísticas quantitativas e qualitativas sobre os cursos de pós-graduação do país. Logo em seguida, palestrou o professor e membro do Conselho Superior do órgão, Otávio Luiz Rodrigues Júnior, que atua no Departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito (Largo São Francisco) da Universidade de São Paulo (USP). A mesa da segunda apresentação foi conduzida pela professora, pesquisadora em políticas públicas e diretora executiva do CCJF, Maria Geralda de Miranda, que assina a organização do evento.

 

Professor Otávio Luiz Rodrigues Júnior e Maria Geralda de Miranda
Compartilhar: