Presidente do TRF2 fala sobre “guerra assimétrica reversa” para oficiais da Força Aérea

Publicado em 09/05/2019

O presidente do TRF2, desembargador federal Reis Frid, palestrou no dia 8 de maio, sobre o tema “guerra assimétrica reversa” para oficiais da Força Aérea Brasileira, na Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (Ecemar). A apresentação foi realizada na sede da instituição, na Zona Oeste carioca, e contou, também na plateia, com a participação dos graduandos da Universidade da Força Aérea (Unifa).

Na ocasião, prestigiaram a apresentação do magistrado o comandante reitor da Unifa, major brigadeiro-do-ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto, o vice-reitor acadêmico, brigadeiro intendente Tirre Freire, e o comandante da Ecemar, brigadeiro-do-ar Luís Renato de Freitas Pinto.

Segundo explica Reis Frid, o conceito de guerra assimétrica reversa se aplica aos conflitos armados quando o lado que se destaca por sua superioridade militar e tecnológica se autolimita no uso do poder bélico, por respeito a tratados internacionais sobre uso da força e por questões humanitárias.

Ao fim da sua exposição, o desembargador, que é professor honoris causa da Unifa, foi agraciado como uma homenagem dos alunos, representados pelo major-aviador Fábio Lourenço Carneiro da Costa. Ao receber o certificado, o palestrante falou sobre a importância da união institucional dos Poderes Judiciários dos países do continente americano, para o enfrentamento à corrupção: “Temos de lutar contra esse mal em âmbito hemisférico, para impedir a migração dos esquemas criminosos, sobretudo entre os Estados do Cone Sul. Precisamos, então, atuar por meio de tratados de cooperação para deter essa praga que consome as nações e financia as novas guerras e a criminalidade”, alertou.

Compartilhar: