Presidente do TRF2: Homenagem do Legislativo Capixaba é reconhecimento pela atuação da Corte na área social

Publicado em 09/07/2024

A comenda é concedida a personalidades e instituições, nacionais ou estrangeiras, com notório saber, cultura e que tenham prestado serviços de relevância à comunidade

 

O desembargador federal Guilherme Calmon recebeu a comenda, acompanhado da esposa, Patrícia. Com eles, na foto, o procurador da República Julio Cesar de Castilhos Oliveira Costa, o desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama (TJES), o deputado estadual Mazinho dos Anjos (corregedor-geral da ALES) e o juiz federal Rogerio Moreira Alves (diretor do foro da JFES)

 

O presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador federal Guilherme Calmon, recebeu na segunda-feira, 8/7, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, a Ordem do Mérito Domingos Martins, no grau de comendador. “Fico muito grato com a homenagem, mas lembro que essa medalha é um reconhecimento pela atuação do tribunal em questões que nos são caras, como às ligadas aos direitos humanos e sociais. Num país tão desigual, é fundamental estarmos focados em combater as injustiças, todos os dias”, disse o magistrado.

A desembargadora federal Leticia De Santis Mello, corregedora regional da Justiça Federal da 2ª Região, também agraciada com a Ordem, disse que a homenagem tem que ser dividida com os magistrados e servidores do Espírito Santo. “Eles trabalham com uma carga extremamente alta e, mesmo assim, conseguem atingir as metas de produtividade e celeridade estabelecidas pelo CNJ”, elogiou. A corregedora destacou ainda a excelência na gestão do Foro. “Os magistrados são muito unidos, sempre prontos a ajudar uns aos outros”, destacou.

Criada em 1984, considerada a mais alta honraria do Legislativo capixaba, a Ordem do Mérito Domingos Martins é concedida a personalidades e instituições, nacionais ou estrangeiras, com notório saber, cultura e que tenham prestado serviços de relevância à comunidade.

O diretor do foro da Seção Judiciária do Espírito Santo, juiz federal Rogerio Moreira Alves, foi convidado a discursar. O magistrado destacou a especial atenção que vem sendo dispensada pelo presidente do TRF2 e pela corregedora à Justiça Federal capixaba. “Hoje, por exemplo, tivemos a honra de sediar pela primeira vez, em nossa sede, em Vitória, uma sessão do Conselho de Administração do Tribunal”, pontuou o juiz, salientando também o esforço que a Corregedoria vem dispendendo para equalizar a quantidade de processos distribuídos por vara federal nas Seções Judiciárias do ES e do Rio de Janeiro.

 

Julio Castilhos, José Paulo Nogueira da Gama, Leticia Mello, Mazinho dos Anjos e Rogerio Alves

 

Representantes do Judiciário e da advocacia capixaba prestigiaram a homenagem, dentre eles o desembargador federal aposentado Antonio Cruz Netto

 

Agenda

O presidente do TRF2 está no Espírito Santo desde a última sexta-feira, 5/7. Como coordenador do Fórum Permanente do Poder Judiciário no Estado do Espírito Santo (Fojures), integrado pelos quatro tribunais com jurisdição no estado – Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT17) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) -, Guilherme Calmon participou da assinatura de novos termos de cooperação entre as casas de Justiça. “Realmente estamos passando para uma outra fase dentro do nosso sistema de justiça, em que nós todos integramos uma única justiça, uma justiça que não é, portanto, fracionada, que não é dividida e que deve se permear, exatamente, por esse espírito de colaboração e solidariedade”, salientou o magistrado.

Na ocasião, o presidente do TRF2 passou a coordenação do Fórum à desembargadora Daniele Santa Catarina (TRT-17), que teve seu nome indicado pelo desembargador federal e aprovado por aclamação.

A agenda em Vitória também incluiu encontro com o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB/ES), e realização da primeira sessão do Conselho de Administração do TRF2 na Seccional capixaba.

*Com informações da SJES
Fotos: Mara Lima/ALES

Compartilhar: