Presidente do TRF2 participa de ciclo de palestras “Grandes Nomes Femininos na Política Brasileira” na EJE-RJ

Publicado em 04/06/2018

O presidente do TRF2, desembargador federal André Fontes, participou na manhã de hoje, 4 de junho, no auditório da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE-RJ, no centro do Rio, do 3º encontro do ciclo de palestras “Grandes Nomes Femininos na Política Brasileira”, sobre mulheres que tiveram papel relevante na história do país. Dessa vez, o evento teve como tema a advogada Romy Martins Medeiros da Fonseca, autora do projeto de lei que alterou o Código Civil, em 1962, ampliando os direitos da mulher casada, dentre os quais o de trabalhar fora de casa.

 

Auditório da EJE-RJ sediou o 3º encontro do ciclo de palestras “Grandes Nomes Femininos na Política Brasileira”

 

Na ocasião, a palestra foi ministrada pelo advogada Leila de Andrade Barsted, fundadora e coordenadora da ONG Cepia (Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação) e professora emérita e membro do Fórum de Violência Doméstica e Familiar da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).

O encontro contou ainda com as participações da desembargadora Myriam da Fonseca Costa, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), como debatedora, e da diretora da EJE-RJ, desembargadora eleitoral Maria Aglaé Tedesco.

A próxima palestra, no dia 11 de junho, abordará a trajetória política de Carlota Pereira da Fonseca. Os eventos anteriores tiveram como temas a jornalista e professora Antonieta de Barros, primeira negra brasileira a assumir um mandato eletivo no Brasil, em 1934, e a ativista Bertha Lutz, líder da luta pela aprovação de legislação que outorgou o direitos às mulheres de votar e serem votadas.

As inscrições para o próximo evento, que terá início às 10h, no auditório da EJE-RJ, na Av. Presidente Wilson, 198, 2º andar, no Centro do Rio, poderão ser feitas até 6 de junho em www.tre-rj.jus.br/eje. Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito que participarem do evento. Dúvidas podem ser enviadas para o email eje@tre-rj.jus.br.

Compartilhar: